Poucos dias, nem de verão, e nem em algumas das piores ondas de calor dos últimos 40 anos como as de 2010, 2014 e 2022, tiveram temperatura tão alta no Vale do Sinos no meio da manhã como esta segunda-feira, marcada por calor intenso e incomum em parte do Rio Grande do Sul na primeira metade do dia.
Embora as estações meteorológicas automáticas tenham dados em tempo real, na Meteorologia as leituras das 9h, 15h e 21h são consideradas as de referência no mundo inteiro para os turnos da manhã, tarde e noite, respectivamente.
A temperatura observada às 9h de hoje na estação do Instituto Nacional de Meteorologia na cidade de Campo Bom de 34,3ºC foi uma das três mais altas para o horário desde o começo das medições em 1984, informou o geógrafo Nilson Wolff, há décadas observador do clima na cidade.
A marca histórica para a leitura de manhã observada nesta segunda-feira superou, por exemplo, o registro de temperatura para o horário das 9h da manhã do dia de Natal em 2012, que foi atipicamente elevado, quando os termômetros apontaram no horário 34,0ºC.
Naquele ensolarado e tórido 25 de dezembro de 2012, a temperatura máxima em Campo Bom atingiu 40,7ºC à tarde. Hoje, contudo, com a chegada de uma frente fria, o tempo mudou com muitas nuvens e chuva. Por isso, a máxima em Campo Bom nesta segunda não subiu muito em relação à leitura das 9h e atingiu 35,0ºC, marca observada entre 9h e 10h.
Uma curiosidade. Tal qual em 25 de dezembro de 2012, a maior temperatura observada nesta segunda na rede do Instituto Nacional de Meterorologia no Rio Grande do Sul foi de 35,5ºC. O balneário do Litoral Norte não costuma ter a máxima do estado por estar junto ao mar. No Natal de 2012, a máxima em Torres atingiu impressionantes 41,2ºC.
Outra coincidiência. O que causou o calor extremo de hoje de manhã em Torres e em Campo Bom foi o mesmo fenômeno responsável pelas máximas acima de 40ºC nas duas cidades no Natal de 2012: uma corrente de jato em baixos níveis.
O que acontece? Sob estes jatos de baixos níveis, um corredor de vento seco e quente a cerca de 1.500 metros de altitude, o vento desce a encosta dos morros e superaquece por compressão, gerando alta temperatura nos vales e baixadas, como se viu no Natal de 2012 e na manhã de hoje nos vales e no Litoral Norte.
As maiores temperaturas observadas na manhã de hoje no Rio Grande do Sul foram de 36ºC em Maquiné; 35ºC em Campo Bom, Osório, Taquara, Venâncio Aires, Três Coroas e Vera Cruz; 34ºC em Porto Xavier, Rolante, Imbé, Xangri-lá e Teutônia; e 33ºC em Estrela, Arroio do Meio, Santa Cruz do Sul e Santa Maria.