Anúncios

Frente fria associada a ciclone na Argentina cruzou o Estado ontem com chuva que foi localmente forte e raios. Caiu granizo em Palmeira das Missões. A influência do ciclone irá ser muito percebida hoje e amanhã.


O sistema se intensificará a Leste do Rio da Prata e trará muito vento para o Rio Grande do Sul. Quase todo o Estado terá rajadas de 50 km/h a 70 km/h. A faixa litorânea, em especial o Litoral Sul, as lagoas e os Aparados da Serra terão mais vento com rajadas de 80 a 100 km/h e isoladamente superiores. Na Capital, as rajadas mais fortes devem ficar entre 70 e 80 km/h, mas em alguns pontos da cidade o efeito da topografia e dos prédios fará o vento acelerar mais.

Sob este cenário, a MetSul alerta para transtornos como queda de árvores e postes, e, sobretudo, falta de luz em diferentes pontos. Ontem à noite, a Meteorologia do Uruguai emitiu raro alerta vermelho (mais alto da escala) pro Sul e o Leste do país de vento acima de 100 km/h. O vento será mais intenso aqui no Estado hoje e no começo da sexta. Como a temperatura estará muito baixa, a ventania irá acentuar bastante a sensação de frio.

A circulação de umidade do ciclone associada ao ar gelado em altitude traz chance neve em áreas acima de 1000 metros de altitude dos Aparados da Serra e do Planalto Sul Catarinense entre a tarde de hoje e a manhã da sexta, mas não se pode afastar o fenômeno em cotas de 800 a 1000 metros, o que incluiria a Serra Gaúcha. Os mapas acima mostram a projeção de neve do modelo americano GFS para hoje e amanhã com indicativos de neve nas áreas mais altas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.


Tempo – Ciclone extratropical ao Leste do Rio do Prata traz um dia de muito vento hoje no Rio Grande do Sul com rajadas por vezes fortes a intensas. A circulação ciclônica ainda deixa o céu com muitas nuvens no Estado. Haverá períodos de nublado a encoberto na maioria das cidades com chance de chuva e garoa passageira. No Oeste, tempo seco. Podem ocorrer aberturas de sol em parte do Estado. Será um dia gelado com temperatura bastante baixa até à tarde. Várias cidades, sobretudo da Metade Norte, não superarão 10ºC. O vento por vezes forte aumentará ainda mais a sensação de frio.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios