Anúncios

A atuação de um ciclone extratropical entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul ontem foi responsável por trazer vento forte. Em Montevidéu houve queda de árvores. Em Punta del Este, parte da fachada de um edifício caiu com as rajadas ao redor de 100 km/h e a orla ficou tomada de espuma trazida do mar pela ventania. As fotos são de Marcelo Umpierrez.


Porto Alegre e região metropolitana tiveram rajadas fortes de 60 km/h ontem à tarde. No Litoral Sul, como se previa, o vento foi mais forte com rajadas de 81 km/h no Chuí.

O vento foi parte da história de uma quarta-feira extremamente fria e que teve a tarde mais gelada do ano em muitas cidades da Metade Norte do Estado. Para se ter ideia da intensidade do frio, a temperatura às 15h, no meio da tarde de ontem, era de 3ºC em São José dos Ausentes, 4ºC em São Francisco de Paula, e 5ºC em Gramado e Passo Fundo. Praticamente toda a Metade Norte gaúcha anotava entre 5ºC e 7ºC com sensação ao redor de 0ºC em várias cidades.


Com a interação do ar gelado em altitude com a instabilidade propiciada pelo vórtice do ciclone extratropical sobre o Leste do Rio Grande do Sul, no meio da tarde começou a nevar em locais acima de 1400 m de altitude do Planalto Sul Catarinense como São Joaquim, Urubici e Urupema. A perspectiva de neve aumenta na madrugada e a manhã de hoje na região assim como no Norte e no Nordeste do Rio Grande do Sul.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios