A morte de uma jovem e um elevadíssimo número de pessoas que tiveram que receber atendimento durante o primeiro show da cantora Taylor Swift no Rio de Janeiro abriu um debate sobre a realização ou não dos espetáculos na capital fluminense sob calor extremo e índices de calor (sensação térmica) informados pela prefeitura carioca perto de 60ºC.
Nos Estados Unidos, durante uma grande e histórica onda de calor em julho deste ano, os shows musicais foram cancelados na cidade de Phoenix como consequência das altas temperaturas, recordes, e os alertas da Meteorologia sobre calor excessivo.
A imprensa do estado norte-americano do Arizona informou que, devido aos avisos de calor extremo emitidos pelo Serviço Meteorológico Nacional, os promotores do evento Forty8 Live! cancelaram todas as datas restantes da Sunset Concert Series no Phoenix Events Complex, citando preocupações sobre a saúde e segurança dos participantes do evento, fornecedores e artistas.
A decisão foi tomada depois que as temperaturas atingiram 46,6ºC em 3 de julho, o dia mais quente em Phoenix desde 2021 e pouco abaixo do recorde de 47ºC estabelecido em 1907. Diferentemente do Rio, Phoenix tem calor extremamente seco. No Rio, ao contrário, é mais úmido e a sensação de calor acaba sendo muito maior que na cidade norte-americana.
Os concertos estavam programados para acontecer todos os sábados à noite no Phoenix Events Complex até 5 de agosto. O CEO da promotora do evento Robb Corwin emitiu um comunicado à época dizendo: “Nossa principal preocupação sempre foi a segurança e o bem-estar de nossos queridos funcionários, fornecedores e, o mais importante, de nossos queridos clientes. É nosso dever garantir que o Forty8 Live! continue sendo um espaço onde todos podem desfrutar de experiências inesquecíveis sem comprometer o seu bem-estar.”
O rapper 50 Cent cancelou seu show no Talking Stick Resort Amphitheatre, um local ao ar livre no Oeste de Phoenix, em agosto. “Estarei de volta ao Arizona em breve! 46ºC é um perigo para todos”, escreveu o rapper, cujo nome verdadeiro é Curtis Jackson.
Due to extreme heat, the show tomorrow in Phoenix, AZ is being postponed. For anyone who would like a refund, please go to point of purchase for instructions. I’ll be back in Arizona soon! 116 degrees is dangerous for everyone 🤷🏽♂️ #bransoncognac #lecheminduroi pic.twitter.com/c9qcjmOJvI
— 50cent (@50cent) August 29, 2023
50 Cent se juntou a outros músicos cujos shows foram impactados pelas temperaturas escaldantes da região neste verão. Em julho, a banda de heavy metal Disturbed adiou seu show, dizendo que o equipamento não funcionaria no calor excessivo da região metropolitana de Phoenix. O show ao ar livre no Talking Stick Resort Amphitheatre foi remarcado para 2 de março de 2024.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.