Anúncios

Minas Gerais segue com tempo quente e terá chuva e temporais isolados até fortes neste começo de semana | TOMAZ SILVA/AGÊNCIA BRASIL/EBC

Minas Gerais teve mais um dia escaldante com desconforto de Norte a Sul. Diversas cidades registraram marcas ao redor de 40°C em diferentes pontos do estado, de acordo com a rede de dados do Instituto Nacional de Meteorologia. A onda de calor extrema, a terceira desta primavera, está perto do fim, mas neste domingo ainda irá marcar presença.

Conforme medições oficiais, a cidade de Coronel Pacheco anotou a maior temperatura do estado hoje com 43,1°C. É o oitavo dia consecutivo em que o município registra marcas ao redor de 40°C.  Segundo dados horários, a temperatura ficou acima dos 40°C entre o meio-dia e cinco da tarde. A marca de hoje está quase 15°C acima do normal para o mês de novembro e é a maior desta primavera na cidade.

As máximas atingiram ainda 42,1°C em Itaobim, 41,7°C em Governador Valadares, 41,9°C em Araçuaí e Salinas, 41,2°C em Muriaé, 41,1°C em São Romão e 40,3°C. Em Belo Horizonte, o sétimo dia consecutivo com marcas acima de 35°C. Fez 37,5°C na Pampulha e 35,7°C na estação do Cercadinho. A umidade relativa do ar ficou abaixo de 30% na região.

No Triângulo Mineiro, o calor foi intenso também com marcas muito altas. A maior máxima da região ocorreu em Ituiutaba com 39,5°C. A cidade teve marcas ao redor de 40°C pelo oitavo dia seguido. Em Campina Verde, a temperatura alcançou 38,2°C, em Conceição das Alagoas 36,2°C, em Uberaba 35,3°C, e em Uberlândia fez 34,7°C.

O calor extremo é resultado da escassez de chuva o que impacta também os índices de umidade relativa do ar. Os índices foram muito baixos hoje com apenas 12% em Salinas, 13% em Araçuai e Guanhães, 14% em Itaobim, 17% em Teófilo Otoni, 18% em Espinosa, Montes Claros e Governador Valadares. A chuva neste mês de novembro até agora foi muito irregular e mal distribuída com a predominância de dias de sol. Em muitas cidades da Metade Norte o acumulado não chegou sequer a 5 mm.

A onda de calor seguirá ainda neste domingo com previsão de calor intenso no estado. Modelos projetam máximas de 35ºC a 38°C em muitos municípios. Em trechos de maior altitude, no Sul do Estado, a máxima poderá ficar ao redor de 32 a 34°C. E em algumas cidades, assim como hoje a máxima volta a passar dos 40ºC.

Frente fria que irá romper o bloqueio atmosférico porá fim à onda de calor em muitas áreas do Sudeste, mas ainda seguirá quente com máximas menores em Minas. A instabilidade, porém, trará elevado potencial de tempestades. Risco maior durante este domingo do Centro para o Oeste e o Sul mineiro. Na segunda, a chuva alcança todas as regiões com temporais intensos isolados com vendavais, raios e queda de granizo.