O Rio de Janeiro experimentou neste sábado um dos dias mais quentes de sua história recente com temperaturas à sombra medidas por estações meteorológicas perto de 43ºC e sensação térmica informada pela prefeitura da capital fluminense de quase 60ºC em jornada tórrida.
De acordo com estações do Instituto Nacional de Meteorologia, as maiores máximas deste sábado foram de 42,6ºC em Seropédica; 42,5ºC na Vila Militar; 42,3ºC em Duque de Caxias (Xerém); 42,2ºC em Cambuci; 41,9ºC em Marambaia; 41,7ºC em Niterói; 41,1ºC em Silva Jardim; e 40,6ºC em Macaé.
Oficialmente, a maior temperatura já medida pelo Instituto Nacional de Meteorologia na cidade do Rio de Janeiro foi de 43,2ºC, em 26 de dezembro de 2012, na grande onda de calor do Natal daquele ano. Assim, as máximas de hoje ficaram perto dos valores máximos históricos.
Quando se fala em calor extremo no Rio de Janeiro, a lembrança que vem é de Bangu, mas a estação meteorológica foi desativada. Enquanto esteve em operação, em Bangu a maior marca registrada foi em 14 de janeiro de 1984, com 43,1ºC. Nos anos seguintes, foram observados 42,7ºC em 30 de janeiro de 1986 e em 16 de janeiro de 1995.
Na rede do Alerta Rio, o serviço meteorológico da Prefeitura do Rio de Janeiro, a maior temperatura em estação meteorológico hoje foi observada em Guaratiba com tórridos 43,5ºC. De acordo com o serviço, a sensação térmica chegou a 59,7°C, também em Guaratiba.
A MetSul Meteorologia alerta que vem uma grande mudança no tempo para o estado do Rio de Janeiro. Devido ao calor, não se pode afastar chuva e temporais apenas isolados na noite de hoje, ocasionalmente fortes em alguns pontos, pela temperatura muito acima do normal.
Neste domingo, ao contrário, a chuva alcança maior número de localidades do estado do Rio. De manhã, o sol aparece ainda com muito calor em diversas cidades, embora com marcas menores que as de hoje, contudo no decorrer do dia se formam muitas áreas de instabilidade com chuva.
A chuva será localmente forte a intensa, e com temporais isolados que podem trazer muitos raios, vendavais localizados e até granizo em alguns pontos. Não serão temporais generalizados, assim que nem todas as cidades do estado do Rio têm risco de tempo severo neste domingo.
O tempo melhora no decorrer da segunda-feira com a presença do sol acompanhado de nuvens e temperatura mais agradável e menos altas. Volta a aquecer na terça com intenso calor na quarta e na quinta, mas distante dos valores observados no dia de hoje.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.