Anúncios

Cidade de Buenos Aires amanheceu hoje com 2ºC enquanto na região metropolitana da capital argentina as marcas foram abaixo de zero com ar polar que ingressou também no Rio Grande do Sul nas últimas horas | DANIEL GARCIA/AFP/METSUL METEOROLOGIA

A forte massa de ar polar que avança pela Argentina trouxe frio muito intenso no amanhecer de hoje no país vizinho com mínimas de até 10ºC abaixo de zero e quebra de recorde de frio para o mês de maio. A temperatura mínima na cidade de Marcos Juárez, na província de Córdoba, foi de 5,8ºC abaixo de zero, a menor da série 1961-2022 no mês de maio na localidade, batendo o recorde anterior para o mês de 5,4ºC negativos em 30 de maio de 2008.

Grande parte da Argentina amanheceu hoje com temperatura abaixo de zero. As mínimas nesta segunda, conforme o Serviço Meteorológico Nacional (SMN), foram de -10,6ºC em Chapelco, -9,0ºC em Maquinchao, -8,4ºC em Esquel, -8,2ºC em Bariloche, -7,8ºC em Uspallata, -7,1ºC em Victorica, -6,6ºC em Bolsón e Perito Moreno e -6,0ºC em Malargue. A cidade de Buenos Aires anotou 2,5ºC no observatório central e na Grande Buenos Aires fez 1,7ºC abaixo de zero no Aeroporto Internacional de Ezeiza.

É recém o começo de uma semana de frio muito intenso na Argentina e no Uruguai. O Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) e o Serviço Nacional de Meteorologia (SMN) da Argentina emitiram avisos à população de onda de frio. Isso porque a região do Prata deverá a ser a mais afetada e que deve sentir com mais força esta massa de ar polar com temperatura muito baixa durante grande parte da semana com clima invernal.

A previsão da MetSul é de que geada forte a severa em pontos do Centro da Argentina e do Uruguai nas próximas madrugadas e mínimas negativas ou ao redor de 0ºC em um grande número de cidades dos dois países. A semana será extremamente fria, por exemplo, na área de Buenos Aires com marcas abaixo de zero por dias seguidos no Aeroporto Internacional de Ezeiza e outros pontos da Grande Buenos Aires. A capital argentina deve ter algumas das suas noites mais frias do ano até agora.

No outro lado do Rio da Prata, a cidade de Montevidéu também terá frio muito intenso e a força do ar polar deve trazer vento com muito baixa sensação térmica. No interior do Uruguai, as mínimas serão bastante baixas com geada em todos os departamentos uruguaios e forte em diversos pontos. Espera-se ainda congelamento em diversas comunidades rurais do interior uruguaio.  Hoje cedo, no Uruguai, a temperatura desceu a -1,3ºC em Mercedes e -0,6ºC em Durazno.

O ar polar começou a ingressar no Rio Grande do Sul (leia mais sobre o frio no Sul do Brasil) e já trouxe temperatura muito baixa hoje ao amanhecer em cidades do Oeste e do Sul gaúcho. Os termômetros indicaram 1,6ºC em Quaraí, 1,8ºC em Livramento, 2,0ºC em Jaguarão, 3,6ºC em Alegrete, 3,8ºC em Caçapava do Sul, 4,0ºC em São Gabriel, 4,4ºC em Uruguaiana e 4,5ºC em Encruzilhada do Sul.

O amanhecer desta terça será o mais frio da semana em diversas cidades gaúchas. O sol predomina no Rio Grande do Sul ao longo da terça-feira com amplos períodos de céu claro na maioria das regiões. No decorrer do dia, porém, nuvens começam a ingressar em parte do estado gaúcho.

O tempo aberto e seco da madrugada vai favorecer intenso resfriamento e o amanhecer será gelado com mínimas muito baixas e as menores do ano em algumas cidades, como da Grande Porto Alegre, o que resultará em geada na maior parte dos municípios. Grande parte do Estado vai amanhecer com menos de 5ºC. No Sul e na Campanha, o amanhecer será congelante com marcas negativas. Na Serra do Sudeste, os termômetros podem marcar até 3ºC abaixo de zero. A tarde será fria a amena, mesmo com sol. Porto Alegre deve ter entre 5ºC e 14ºC.

Anúncios