Frio de origem polar chega ao Rio Grande do Sul e vai trazer sequência de dias de temperatura baixa com geada ampla na terça e a possibilidade de Porto Alegre e a região metropolitana terem as mínimas do ano até agora | ALINA SOUZA/ARQUIVO METSUL

Frio e intenso é que o espera os gaúchos neste fim de maio. A primeira metade desta semana vai ser invernal com temperatura muito baixa no Rio Grande do Sul, estado que mais será afetado pela massa de ar polar que gradualmente começa a ingressar no território gaúcho e já traz a melhora do tempo na noite deste domingo com a chegada do ar mais seco e gelado no Oeste, em parte do Centro e no Sul do Estado.

Os mais recentes dados, a partir de análise dos modelos numéricos deste domingo, aumentaram a intensidade do frio para o Rio Grande do Sul. A parte mais intensa, o núcleo da massa de ar polar, vai atuar no Centro da Argentina e no Uruguai, mas vai tangenciar parte do estado gaúcho e atingirá áreas como a Metade Sul.

A MetSul uma vez mais reitera que esta incursão de ar polar não é tão abrangente como a que se verificou na terceira semana deste mês, com frio na maioria dos estados brasileiros, e que desta vez a influência do ar frio vai se limitar mais ao Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul, uma vez que o Paraná terá muita chuva ao longo desta semana com o ar frio bloqueado pela grande massa de ar seco no Brasil Central.

O Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) e o Serviço Nacional de Meteorologia (SMN) da Argentina emitiram avisos à população de onda de frio. Isso porque a região do Prata deverá a ser a mais afetada e que deve sentir com mais força esta massa de ar polar com temperatura muito baixa durante grande parte da semana com clima invernal.

A previsão da MetSul é de que geada forte a severa em pontos do Centro da Argentina e do Uruguai nas próximas madrugadas e mínimas negativas ou ao redor de 0ºC em um grande número de cidades dos dois países. A semana será extremamente fria, por exemplo, na área de Buenos Aires com marcas abaixo de zero no Aeroporto Internacional de Ezeiza e outros pontos da Grande Buenos Aires. A capital argentina deve ter algumas das suas noites mais frias do ano até agora.

No outro lado do Rio da Prata, a cidade de Montevidéu também terá frio muito intenso e a força do ar polar deve trazer vento com muito baixa sensação térmica. No interior do Uruguai, as mínimas serão bastante baixas com geada em todos os departamentos uruguaios e forte em diversos pontos. Espera-se ainda congelamento em diversas comunidades rurais do interior uruguaio.

Porto Alegre pode ter a mínima do ano até agora

A massa de ar frio que começa a ingressar já derruba a temperatura em parte do Rio Grande do Sul. Às 18h deste domingo, estações da Metade Sul gaúcha já registravam frio, uma vez que o ar frio está ingressando com uma trajetória mais de Sul que pelo Oeste. Fazia no horário 11,3ºC em Encruzilhada do Sul e Livramento, 11,9ºC em Rio Grande, 12,0ºC em Caçapava do Sul, 12,1ºC em Jaguarão e 12,2ºC em Camaquã.

O Oeste, o Centro, o Sul e a Campanha devem ser as regiões que terão o maior impacto desta nova incursão de ar frio no Sul do Brasil. Cidades da fronteira com o Uruguai e da Campanha vão registrar as menores mínimas neste episódio de ar frio com sucessivas madrugadas de muito baixa temperatura enquanto nos Aparados da Serra, que pela maior altitude costuma ser a área mais fria do Estado, somente a madrugada da terça deve ter tempo mais aberto que permita mínimas muito baixas.

Projeção de temperatura do modelo WRF para 7h de terça-feira | METSUL

Na Campanha e fronteira com o Uruguai, todas as madrugadas da semana que começa vão ser frias, mas as mais geladas devem ser as desta segunda, terça e quarta. Os termômetros podem apontar em alguns pontos entre 0ºC e 2ºC no amanhecer da segunda, de 0ºC a 3ºC abaixo de zero no começo da terça e da quarta, entre 2ºC e 4ºC na madrugada da quinta pelo aumento das nuvens, e ao redor de 8ºC a 9ºC na sexta. Na Serra do Sudeste, o frio será muito intenso nas madrugadas de segunda a quarta com marcas que podem atingir valores tão baixos quanto 2ºC a 4ºC negativos nas áreas de Pedras, Altas, Pinheiro Machado e Morro Redondo.

Núcleo mais intenso da massa de ar polar vai atingir o Sul do Rio Grande do Sul no começo da terça-feira pela projeção do modelo europeu ECMFW | METSUL

Na área de Porto Alegre, a madrugada mais fria deve ser a da terça que pode trazer as mínimas do ano até agora na capital e região metropolitana.  Os termômetros deverão indicar marcas na capital de 10ºC a 11ºC no amanhecer da segunda e 8ºC a 9ºC no final da segunda-feira, 5ºC a 6ºC no amanhecer da terça (pode ser a mínima do ano até agora na cidade), 7ºC na madrugada de quarta, e 12ºC ou 13ºC no começo da quinta e da sexta. Na terça, pontos da Grande Porto Alegre podem ter 2ºC a 3ºC nas menores mínimas do ano até agora.

Nos Campos de Cima da Serra, a única madrugada de frio mais intenso deve ser a da terça-feira, quando se espera que as mínimas muito baixas sejam mais generalizadas no Rio Grande do Sul. Pode fazer até -2ºC a 0ºC em algumas cidades. Na mesma madrugada da terça, as mínimas podem descer a 2ºC em Santa Maria e -1ºC a 1ºC em municípios do Noroeste e do Alto Jacuí. A região de Soledade pode descer a 2ºC abaixo de zero.

Geada ampla no começo da terça

As madrugadas frias vão trazer formação de geada no Rio Grande do Sul. A geada deve afetar mais o território gaúcho, uma vez que em Santa Catarina e no Paraná devem permanecer muitas nuvens e com chuva em diversas áreas. Os mapas abaixo mostram a projeções de geada do modelo WRF para esta segunda e a terça. As projeções de geada deste e outros modelos estão disponíveis ao assinante na seção de mapas.

Observa-se a tendência de a geada não ser generalizada no Sul do Brasil e afetar mais o Rio Grande do Sul. O dia com geada em maior número de localidades será a terça-feira, quando se espera tempo mais aberto e perfil mais seco da atmosfera no território gaúcho, antes da volta da nebulosidade em muitos municípios na quarta-feira, quando as nuvens podem permitir geada em várias cidades no começo da madrugada, mas que se dissiparia com o ingresso das nuvens.

Tarde serão frias com o ar polar

A massa de ar frio será responsável ainda por tardes de temperatura baixa. Na região de Bagé, tanto nesta segunda como na terça as máximas à tarde devem ser de apenas 11ºC a 12ºC. Na quarta e na quinta, ao redor de 11ºC a 13ºC. Em Porto Alegre, 15ºC a 16ºC na segunda, 13ºC a 14ºC na terça mesmo com sol e tempo aberto, ao redor de 14ºC na quarta e na quinta, podendo aquecer mais na sexta. Na região de Caxias do Sul, as tardes de segunda a quinta devem ter 12ºC a 13ºC de máxima.

Ar frio afasta a chuva

A Massa de ar seco e frio de origem polar toma conta do Rio Grande do Sul no decorrer desta segunda-feira e afasta a instabilidade que predominou com alta umidade por vários dias seguidos e que trouxe ainda temporais neste fim de semana. A nebulosidade diminui e o sol aparece em todas as regiões, apesar de que no começo do dia ainda haverá muitas nuvens e chance de precipitação em áreas do Norte e do Nordeste do Estado, onde o tempo melhora no decorrer do dia e o sol aparece em vários pontos já de manhã.

A segunda-feira começa gelado ao amanhecer no Oeste e no Sul gaúcho com geada em alguns pontos. Na Metade Sul, faz frio o dia todo com máximas baixas à tarde mesmo com sol. Na Metade Norte, a tarde é amena e as mínimas da segunda-feira ocorrem à noite, no fim do dia, quando faz muito frio.