Anúncios

Frio intenso vai trazer geada em Livramento (foto) e outras cidades da fronteira com o Uruguai, do Sul e da Campanha em madrugadas desta semana | FABIAN RIBEIRO/ARQUIVO METSUL

A semana no Rio Grande do Sul começa com a melhora do tempo pelo ingresso de uma massa de ar frio de origem polar e será marcada na maioria dos dias pelo frio com geada e as menores mínimas do ano até o momento em algumas cidades. A baixa temperatura, entretanto, não vai significar tempo firme. Isso porque na segunda metade da semana se espera o retorno da chuva para parte do território gaúcho.


Hoje, a massa de ar seco e frio de origem polar toma conta do Rio Grande do Sul e afasta a instabilidade. A nebulosidade diminui e o sol aparece em todas as regiões, apesar de que no começo do dia ainda haverá muitas nuvens e chance de precipitação em áreas do Norte e do Nordeste do Estado, onde o tempo melhora no decorrer do dia. Muitas nuvens persistem em áreas perto da divisa com Santa Catarina.

A segunda-feira começa gelada ao amanhecer no Oeste e no Sul gaúcho com geada em alguns pontos. Na Metade Sul, faz frio o dia todo com máximas baixas à tarde mesmo com sol. Na Metade Norte, a tarde é amena e as mínimas da segunda-feira ocorrem à noite, no fim do dia, quando faz muito frio. Será o caso de Porto Alegre que deve ter 8ºC a 9ºC entre 22h e 23h de hoje após uma tarde com 15ºC.


O sol predomina no Rio Grande do Sul ao longo da terça-feira com amplos períodos de céu claro na maioria das regiões. No decorrer do dia, porém, nuvens começam a ingressar em parte do estado gaúcho. O tempo aberto e seco da madrugada vai favorecer intenso resfriamento e o amanhecer será gelado com mínimas muito baixas e as menores do ano em algumas cidades, como da Grande Porto Alegre, o que resultará em geada na maior parte dos municípios.  No Sul e na Campanha, o amanhecer é congelante com marcas negativas. A tarde será fria a amena, mesmo com sol. Porto Alegre deve ter entre 5ºC e 14ºC.

O sol até aparece em vários pontos do Rio Grande do Sul na quarta-feira, mas muitas nuvens vão voltar a ingressar no Estado, especialmente a partir do Norte. O tempo passa a nublado a encoberto em diversas regiões, especialmente na Metade Norte. Pode, inclusive, voltar a chover e garoar com instabilidade mais na segunda metade do dia no Norte e no Nordeste gaúcho.

O dia começa novamente muito frio na quarta, especialmente no Sul gaúcho. Pode gear nas primeiras horas da madrugada em vários pontos do Estado, mas que se dissipa entre o meio e o fim da madrugada em diversas localidades pela elevação da temperatura com o aumento das nuvens. Em Porto Alegre, 6ºC de mínima e máxima de 13ºC ou 14ºC na quarta.

A quinta-feira terá muitas nuvens no Rio Grande do Sul, mas o sol deve aparecer no Oeste e no Sul gaúcho. Maior nebulosidade é esperada no Norte e no Nordeste do Estado, onde o dia terá céu nublado a encoberto com chance de chuva e garoa. Segue frio ao amanhecer, mas nuvens impedem mínimas tão baixas como nos dias anteriores. Na fronteira com o Uruguai, Campanha e no Sul gaúcho o frio, contudo, é ainda intenso ao amanhecer com marcas perto de 1ºC ou 2ºC. Com as nuvens, a tarde é fria em muitas cidades. Porto Alegre pode ter máxima de apenas 13ºC.

Na sexta-feira, o sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul à medida que a nebulosidade entra em diminuição, mas algumas áreas ainda devem ter momentos com maior presença de nuvens em parte do dia. Segue muito frio ao amanhecer no Sul, na Campanha e na fronteira com o Uruguai com mínimas de 2ºC a 4ºC, o que pode resultar em geada em alguns pontos. A tarde vai ser mais amena com máxima em Porto Alegre de até 16ºC.

Anúncios