Anúncios

A MetSul Meteorologia adverte que a semana será de muita chuva em parte do Sul do Brasil. Os acumulados de precipitação devem ser muito altos principalmente nos estados do Paraná e de Santa Catarina enquanto no Rio Grande do Sul deve chover menos com os maiores volumes em áreas próximas da divisa com o estado catarinense.

O mapa acima mostra a projeção de chuva acumulada do modelo meteorológico alemão Icon, disponível ao nosso assinante na seção de mapas com quatro atualizações diárias. Este e outros modelos numéricos projetam altos volumes de precipitação no Sul do país nesta semana com os maiores acumulados nos territórios catarinense e paranaense.

Os totais de chuva desta semana em muitas cidades de Santa Catarina e do Paraná excederá a marca dos 100 mm com acumulados em algumas localidades entre 150 mm e 200 mm, talvez até superiores isoladamente. Isso significa que apenas nesta semana diversos municípios devem ter entre 100% e 200% do que costuma chover em um mês nesta época do ano.

Os desvios de chuva acumulada em relação à média histórica devem ser ainda mais altos no estado do Paraná, que por estar situado mais ao Norte do Sul do Brasil nesta época do ano tem acumulados de chuva menores pela sua proximidade com o Brasil Central que começa a ingressar no período mais seco do ano.

Os paranaenses, aliás, terão uma semana de muita água. Altos volumes de chuva são projetados na maioria das regiões do Paraná. A semana inteira deve ser marcada por abundante cobertura de nebulosidade e períodos de chuva e garoa, por exemplo, em Curitiba com escassos intervalos de melhoria. Vai chover muito em Curitiba nesta semana com chance de chuva todos os dias na capital paranaense entre hoje e sábado. As precipitações em alguns momentos devem ser fortes na cidade.

Florianópolis é outra das capitais do Sul que deve ter chuva com grande frequência ao longo da semana. A maior instabilidade é prevista para a capital catarinense no final da quarta e durante a quinta-feira, quando a chuva pode ser moderada a forte. No restante da semana, a chuva vai se alternar com momentos de melhoria.

A massa de ar frio que ingressa no Sul do Brasil será bloqueada pela massa de ar seco que atua no Brasil Central, o que vai determinar os altos acumulados de chuva em Santa Catarina e no Paraná. Na segunda metade da semana se espera ainda que ar quente do Centro-Oeste avance em direção à massa de ar frio sobre o Sul do país, o que vai intensificar a instabilidade.

Na quarta, a chuva ganha força na maior parte do Paraná e no Nordeste catarinense. Na quinta, a chuva será mais volumosa no Centro-Sul do Paraná e no Leste de Santa Catarina, sobretudo na Grande Florianópolis e no Vale do Itajaí. No sábado, a instabilidade deve aumentar outra vez sobre os territórios catarinense e paranaense.

Com a perspectiva de chuva volumosa nesta semana em partes de Santa Catarina e Paraná não podem ser descartados alagamentos, especialmente acompanhando pancadas de chuva que por vezes serão fortes. Os níveis de rios e córregos deve sofrer elevação e há risco de quedas de barreiras e deslizamentos em algumas áreas pela chuva frequente e com altos volumes.