Anúncios

O Sul do Brasil amanheceu outra vez com neve. Os flocos caíram com maior intensidade no município catarinense de São Joaquim. Já havia nevado na noite de ontem no distrito do Cruzeiro, interior do município, mas a precipitação foi mais forte às 7h  hoje na área urbana. Houve mínima acumulação, calculada em 0,6 cm, mas suficiente para dar o tom branco a automóveis e telhados. Foi o sexto dia em que a neve caiu em 2013 no município de São Joaquim, sendo antes em 7 de maio, 22 e 23 de julho, em 10 de agosto e na noite de ontem e manhã de hoje. Nevou ainda em Urubici. No Rio Grande do Sul, até 10h desta manhã, havia registro de neve em Bom Jesus, Cambará do Sul e São José dos Ausentes, mas a precipitação foi fraca e rápida. O cenário seguirá favorável à neve hoje nas partes altas do Nordeste gaúcho e do Planalto Sul Catarinense.



Flocos de neve caíram mais uma vez ao amanhecer hoje em São Joaquim – Foto de Dionata Costa do São Joaquim Online

A neve das últimas horas foi favorecida pelo avanço de ar mais gelado de Sul e Oeste, da Argentina e do Uruguai, para o Sul do Brasil. Os países vizinhos começaram esta quarta com mínimas bastante baixas. Na Argentina, o frio impressionou no Oeste e no Norte do país. As mínimas foram de -8,7ºC em La Quiaca (Jujuy), -4,8ºC no Aeroporto de Salta (Salta), -3,9ºC em Santiago del Estero (Santiago del Estero), -4,3ºC em Presidencia Roque Sáenz Peña (Chaco), -7,6ºC em Villa Maria del Rio Seco (Córdoba), -5,9ºC em Córdoba (Cordóba), -7,4ºC em Villa Reynolds (San Luis), -6,6ºC em Laboulaye (Córdoba), -5,6ºC em Rosário (Santa Fé), -6,4ºC em Azul (Buenos Aires), -7,4ºC em Tandil (Buenos Aires), -8,0ºC em Bariloche (Rio Negro) e -9,5ºC em Maquinchao (Rio Negro). No Uruguai, as mínimas também foram baixas, sobretudo no Oeste. Fez -3,6ºC em Salto, -3,5ºC em Mercedes, -3,2ºC em Pando, -1,8ºC em Florida, -1,6ºC em Bella Union, -1,4ºC em Young, -1,0ºC em Paysandu, -0,8ºC em Artigas e -0,7ºC em Melo . A capital Montevidéu foi a 0,6ºC no Prado. O frio extremo no Norte da Argentina e mais intenso no Oeste do Uruguai decorreu do posicionamento do centro de alta pressão continental sobre o Norte da Argentina.



Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

No Rio Grande do Sul, o começo do dia foi também muito gelado, principalmente em locais mais a Oeste do Estado, onde o ar estava mais seco, o céu claro e a pressão maior. Fez 2,7ºC abaixo de zero em Livramento. Mínimas negativas foram anotadas ainda em Quaraí com -0,9ºC, Alegrete com -0,3ºC e Bagé, onde fez -0,1ºC. A maioria das regiões gaúchas anotou marcas abaixo de 5ºC. Em Porto Alegre, a temperatura na madrugada chegou a 7,7ºC na Lomba do Pinheiro, apesar do céu encoberto e períodos de chuva e garoa. O sol que aparece nesta quarta nas Metades Sul e Oeste, enquanto o Nordeste gaúcho segue com tempo fechado, vai brilhar nesta quinta-feira em todas as regiões. A madrugada desta quinta terá geada generalizada no Rio Grande do Sul e forte em muitas áreas. Mínimas perto de 0ºC ou negativas são esperadas na maioria das regiões, com os menores valores no Oeste, Campanha e no Noroeste. Já Porto Alegre poderá ter uma mínima ao redor de 4ºC.

Anúncios