Anúncios

Há 14 anos, em 15 de agosto de 1999, partes do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina amanheciam cobertas de neve. Foi um evento expressivo de neve, com acumulação, na Serra Gaúcha e, sobretudo, São Francisco de Paula, com um intenso ciclone extratropical e ar gelado. Hoje, 15 de agosto de 2013, foi o terceiro dia seguido com queda de neve no Sul do Brasil. Os primeiros flocos caíram ainda na noite de terça-feira (13) nos Aparados e no Planalto Sul Catarinense. Ontem (14), o fenômeno alcançou um maior número de cidades. Entre terça e ontem nevou nos três estados do Sul com registros no Rio Grande do Sul em Bom Jesus, Cambará do Sul, São José dos Ausentes e Passa Sete, município da parte alta do Vale do Rio Pardo. A neve caiu ainda em Palmas, no Paraná. Em Santa Catarina, nevou em São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici e Água Doce. Hoje, na madrugada, nevou no Morro da Igreja, a 1800 metros de altitude, no Planalto Sul Catarinense. Houve até acumulação no terceiro dia consecutivo com neve no Sul (fotos de Sérgio José de Lima de Prefeitura de Urubici).



Além da neve, o outro grande destaque hoje foram as mínimas muito baixas no Oeste do Sul do Brasil, resultado do ar mais seco com tempo aberto na região por conta do posicionamento do centro de alta pressão continental entre o Norte da Argentina e o Sul brasileiro, como explicado no boletim de ontem. No Paraná, conforme o Simepar, Palotina teve o dia mais frio (-1,2°C) em agosto desde o início da estação no município, em 1997. O mesmo ocorreu na estação de Guaíra (0,1ºC), também recorde de mínima para agosto desde 1997. A mínima no Rio Grande do Sul ocorreu no Noroeste do Estado, onde Santa Rosa anotou 4,2ºC abaixo de zero. Não muito longe da cidade, ainda no Noroeste, Três de Maio teve 1,9ºC negativo. Outra cidade com mínima negativa na região foi Frederico Westphalen com -0,3ºC. O Sudoeste do Estado também começou a quinta-feira com marcas congelantes. Livramento registrou 3,2ºC abaixo de zero. Quaraí teve mínima de 2,7ºC negativos. Alegrete foi a -0,8ºC. Quase todas cidades das Metades Sul e Oeste anotaram entre 0ºC e 3ºC nesta quinta com destaque para 0,0ºC em Iraí, 0,1ºC em Jaguarão, 0,4ºC em Cruz Alta, 0,6ºC em Pelotas, e 1,0ºC em Uruguaiana, Soledade e em Santiago.



A madrugada gélida e de tempo seco trouxe muita geada e lindas paisagens em Três de Maio – Ricardo Bourscheid

Inaugura-se nesta quinta sequência de dias de sol no Rio Grande do Sul. Até a segunda-feira espera-se o predomínio do sol, apesar de algumas nuvens e nevoeiros matinais. No período, o ar polar perde força e a temperatura estará em elevação gradativa. As noites seguem frias, especialmente nas baixadas e fundos de vales, que ainda vão ter mesmo marcas negativas e geada, mas as tardes ficarão bem mais agradáveis com máximas na casa de 20ºC ou mais no final da semana, e ainda mais altas (até calor em alguns pontos) na tarde da segunda-feira.

Anúncios