Anúncios

O ar mais gelado que avança pelo Cone Sul da América para o Rio Grande do Sul a partir do Sul e do Oeste gelou a Argentina nesta terça-feira. A temperatura chegou a 8,7ºC abaixo de zero hoje em Bariloche. A cidade de Buenos Aires teve a segunda madrugada mais fria deste ano com 1,2ºC em seu observatório central, mas na Grande Buenos Aires fez até 2ºC negativos. O ar muito frio que se deslocou pelo Centro e o Oeste do país no começo da semana favoreceu uma espetacular nevada no final da segunda-feira e na madrugada desta terça nas partes altas da província de Córdoba (Altas Cumbres), com registro de grande acumulação. As paisagens na manhã desta terça na região, percorridas por Santiago Berioli, foram espetaculares.



Partes altas de Córdoba tiveram muita neve – Fotos publicadas com a autorização de Santiago Berioli/Carlos Paz Vivo

Aqui no Rio Grande do Sul, a instabilidade predominou nesta terça com chuva e garoa em várias regiões, especialmente do Centro para o Norte do Estado. A temperatura se manteve baixa o dia todo. Às 15h fazia nas estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apenas 4,9ºC em Canela, 5,8ºC em Canguçu, 6,8ºC em São José dos Ausentes, 7,7ºC em Caçapava, 7,9ºC em Vacaria, 8,5ºC em Soledade e 11,4ºC em Porto Alegre. Em Gramado, onde ocorre mais uma edição do Festival de Cinema (MetSul é fornecedora oficial da previsão do tempo do festival), o dia todo foi marcado pelo nevoeiro e frio intenso.


Serra que teve hoje dia chuvoso tem chance de ver neve ou chuva congelada amanhã – Por Janaína Casanova/Especial/GES

E a neve, vai cair aqui no Sul do Brasil ? A MetSul antecipa que as condições serão favoráveis à ocorrência de neve e/ou chuva congelada nas partes mais altas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina no decorrer desta quarta. Conforme análise dos meteorologistas da MetSul, a probabilidade é maior nas áreas acima de 1000 metros de altitude dos Campos de Cima da Serra e do Planalto Sul de Santa Catarina, mas o fenômeno não pode ser descartado em outras regiões. A chance é menor, mas pontos de menor altitude (500 a 1000 metros) da Serra, Alto Uruguai, Alto Jacuí e do Planalto Médio têm possibilidade de registro de precipitação de neve isolada (flocos ou grãos) ou chuva congelada durante a quarta-feira. Também no Meio-Oeste de Santa Catarina não se pode afastar precipitação do tipo invernal, apesar da probabilidade ser menor que em áreas mais altas como a de São Joaquim. As condições favoráveis para neve e chuva congelada surgem com o ingresso de ar ainda mais frio e muito gelado no ponto de formação da neve na atmosfera, com a manutenção da instabilidade em consequência de um cavado, nome dado a uma área de menor pressão atmosférica. Não se antecipa um evento amplo e tão significativo de neve como o registrado em julho nos Aparados e, sobretudo, Santa Catarina e o Paraná. A MetSul, porém, não descarta que alguns pontos a neve possa ter acumulação. No decorrer da quinta-feira, ar seco toma conta das áreas de maior altitude aqui do Sul do Brasil (Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e o tempo vai abrir com sol, cessando as condições para a formação de neve.



Terça-feira foi de muitas nuvens, vento e frio intenso em Aceguá na fronteira – Foto via Twitter de @tanocarneiro

Houve relatos de “aguanieve” no Uruguai, onde também faz muito frio e com vento. No Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira se espera ainda maior presença de nebulosidade no Estado com mais nuvens no Norte e no Nordeste gaúcho, regiões que ainda devem ter chuva e garoa no decorrer do dia. Devem ocorrer aberturas de sol no Oeste, Centro e Sul do Estado, em meio às nuvens. Momentos de melhoria não são descartados até na Grande Porto Alegre, onde o dia terá muita nebulosidade e precipitação fraca. Segue muito frio. As mínimas, perto de 0ºC, ocorrem nos Aparados e no Sudoeste do Estado. As máximas de novo ficam abaixo de 10ºC em muitas localidades e pouco acima de 10ºC na Grande Porto Alegre. Na Serra, haverá locais com menos de 5ºC o dia todo. A instabilidade será menor da tarde para a noite. O vento se intensifica, pode soprar com rajadas, e aumenta a sensação de frio. À noite, o tempo estará seco em quase todo o Estado, antecedendo uma quinta-feira com sol e geada ao amanhecer em diversas regiões. Eleva-se o alerta de cheia para o Vale do Sinos para o nível de enchente de proporção menor com provável remoção de ribeirinhos, sobretudo de arroios. O Sinos já saiu hoje do leito em alguns pontos, como em Sapiranga, e fechou até rodovia. Atingirá seu pico no Vale do Sinos entre esta quarta e a quinta, e em Canoas no final da semana.  

Anúncios