Anúncios

O amanhecer desta terça-feira nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina ainda registra temperatura baixa para esta época do ano em algumas localidades de maior altitude, mas, no geral, as marcas são amenas e as mínimas mais altas do que no dia de ontem, quando chegou a gear nos Campos de Cima da Serra e no Planalto Sul Catarinense com registros de 0ºC a 2ºC em diferentes municípios.


A elevação da temperatura se deve ao ingresso de ar mais quente em altitude na atmosfera da parte central da América do Sul após uma breve incursão de ar frio após a passagem da frente fria que trouxe chuva e fortes tempestades no Sul do Brasil no último fim de semana. É o que fará a temperatura se elevar mais hoje em municípios gaúchos e catarinenses com calor no período da tarde.

O maior aquecimento entre hoje e amanhã vai ocorrer mais ao Sul, na região do Prata, em especial sobra província argentina de Buenos Aires. O Serviço Meteorológico Nacional (SMN), da Argentina, prevê uma máxima nesta terça para a cidade de Buenos Aires de 33ºC e para amanhã de 32ºC. Marcas mais elevadas devem ser esperadas em outros pontos do Centro do país vizinho e na própria Grande Buenos Aires.

A diferença de temperatura entre a noite e o dia será muito grande nesta terça-feira com acentuada amplitude térmica no Rio Grande do Sul. Uma massa de ar seco sobre o Estado proporciona grande resfriamento na madrugada e forte aquecimento entre a manhã e a tarde. Com a atmosfera apresentando um perfil muito seco, o dia será ensolarado com amplos períodos de céu claro, assim como ocorreu ontem.

Com isso, o amanhecer desta terça é mais uma vez frio para a época do ano em algumas cidades, apesar de mínimas mais altas do que ontem. Já a tarde será de calor na maior parte dos municípios com máximas ao redor ou acima de 30ºC na maioria das regiões. Porto Alegre pode ter 31ºC a 32ºC e na região metropolitana haverá locais com 32ºC a 33ºC. No Noroeste gaúcho, máximas de 33ºC a 34ºC em diversas localidades. Mesmo na Serra vai esquentar com os termômetros indicando até 27ºC ou 28ºC à tarde na região de Caxias do Sul.

Grande extensão do ar quente

O ar quente domina nesta semana uma grande área da América do Sul. O modelo de anomalia de temperatura do Serviço Meteorológico da Argentina projeta marcas acima a muito acima da média nesta última semana de outubro do Sul ao Norte do país com os maiores desvios positivos na região da província de Buenos Aires.


O calor mais intenso na capital argentina ocorre entre hoje e amanhã, devendo ceder nos dias seguintes. O mesmo ocorrerá em Porto Alegre. São esperadas máximas na capital gaúcha de 31ºC a 32ºC hoje, ao redor de 32ºC amanhã, de 28ºC a 29ºC na quinta, 28ºC a 29ºC na sexta, e em torno dos 29ºC no sábado.

No Noroeste do Rio Grande do Sul, ao contrário, todas as tardes até o final da semana devem ser muito quentes com máximas na região de Santa Rosa de 32ºC a 33ºC hoje, ao redor de 34ºC amanhã, 33ºC a 34ºC na quinta, em torno de 33ºC na sexta, e de 29ºC a 30ºC no sábado que pode ter pancadas de chuva.

Anúncios