Anúncios

O calendário mostra fim de outubro, mas muitas cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina tiveram nesta segunda-feira temperatura ao amanhecer correspondente ou mesmo abaixo das mínimas médias históricas dos seus meses de inverno. Geou em áreas de altitude dos dois estados, sobretudo nos Campos de Cima da Serra e no Planalto Sul Catarinense.

No Rio Grande do Sul, o frio se fez sentir na maioria das regiões. Mínima de um dígito foram observadas, por exemplo, no Oeste, no Sul, no Centro, nos vales, no Planalto Médio, na Serra, Aparados, Alto Jacuí, Noroeste e Alto Uruguai.


As menores temperaturas no estado gaúcho no amanhecer desta segunda-feira se deram na Serra do Sudeste e nos Aparados da Serra com mínimas na casa de 1ºC. Veja as mínimas de hoje cedo em algumas cidades gaúchas:

São José dos Ausentes: 1,3ºC
Pinheiro Machado: 1,3ºC
Vacaria: 1,7ºC
Cambará do Sul: 1,8ºC
São Francisco de Paula: 2,1ºC
Canela: 2,7ºC
Soledade: 2,9ºC
Farroupilha: 3,7ºC
Bom Jesus: 4,0ºC
Getúlio Vargas: 4,7ºC
Espumoso: 6,0ºC
Carazinho: 6,2ºC
Boa Vista do Incra: 6,3ºC
Passo Fundo: 6,8ºC
Arvorezinha: 7,2ºC
Quaraí: 7,3ºC
Caxias do Sul: 7,3ºC
Lagoa Vermelha: 7,4ºC
Vila Nova do Sul: 7,7ºC
Gramado: 7,9ºC
Pinhal da Serra: 7,9ºC

Na Grande Porto Alegre, a base de aérea de Canoas amanheceu com 10ºC. Campo Bom, no Vale do Sinos, anotou 10,5ºC. Porto Alegre teve 12,5ºC no Jardim Botânico. A mínima média histórica da capital em outubro é de 15,0ºC. Os 12,5ºC de hoje na cidade estão mais próximos das médias mínimas históricas de maio de 13,0ºC e agosto de 11,5ºC.

Santa Catarina

O frio foi intenso hoje cedo também em cidades de maior altitude do estado catarinense, na área do Planalto Sul, onde os campos amanheceram cobertos pela geada em diversos pontos, notadamente na região de São Joaquim.

De acordo com dados das estações da Epagri-Ciram, as mínimas desta segunda-feira em Santa Catarina foram de 0,9ºC em Urupema, 1,0ºC em Bom Jardim da Serra, e 1,8ºC em Urubici em São Joaquim. Medições não oficiais chegaram a indicar marcas negativas na região de São Joaquim, onde a paisagem era de inverno hoje cedo.

Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

Fez ainda hoje ao amanhecer em Santa Catarina 3,5ºC em Curitibanos, 3,7ºC em Fraiburgo, 3,9ºC em Lebon Régis, 4,5ºC em Caçador, e 4,6ºC em Ponte Alta do Norte, segundo os dados das estações da Epagri.

Previsão do tempo é de mais noites frias

O frio vai seguir à noite nas áreas de maio altitude do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Nesta terça, por exemplo, os termômetros podem indicar 2ºC a 4ºC ao amanhecer na região de São José dos Ausentes e novamente com geada. No Planalto Sul de Santa Catarina, marcas ainda menores devem ser observadas.


Na quarta, na quinta e na sexta-feira, as mínimas já devem ser mais altas, entretanto seguirão baixas para esta época do ano. A região de São José dos Ausentes pode ter nos três dias marcas ao redor dos 5ºC ao amanhecer, um pouco abaixo ou acima de acordo com o dia. Como a atmosfera estará seca, ainda pode gear em baixadas.

A massa de ar frio que ingressou no Sul do país não é de forte intensidade. O que fez com que a temperatura caísse muito hoje cedo e se mantenha baixa nas próximas madrugadas é o perfil muito seco da atmosfera em altitude com escassa nebulosidade e vento calmo que favorecem acentuado resfriamento noturno.

Anúncios