Áreas de instabilidade pré-frontais atuam sobre o Sul do Brasil e provocam chuva mais volumosa entre o Norte do Rio Grande do Sul, parte de Santa Catarina e do Paraná. Em São Luiz Gonzaga, apenas até 9h de hoje, choveu quase 60 mm. No Oeste catarinense, havia cidades com volumes de 70 mm a 80 mm até o meio-dia. Na imagem de satélite abaixo, observa-se muito bem definida uma frente fria no Uruguai. O tempo já abriu na província de Buenos Aires com sol, mas a temperatura é muito baixa. Ao meio-dia, mesmo com sol forte, fazia 8ºC no Aeroporto de Ezeiza e 9,0ºC no Observatório Central de Buenos Aires.
O ar frio de origem polar já atinge também quase todo o vizinho Uruguai. Ao meio-dia, de acordo com a Dirección Nacional de Meteorologia, os termômetros marcavam 8,8ºC em Colonia, 11ºC em Montevidéu e Rocha, 12,2ºC em Punta del Este, 10,4ºC em Durazno e Paysandu, 10,6ºC em Paso de los Toros, 9,4ºC em San José e 13,7ºC tanto em Treinta y Tres como em Rivera.
Sol retornou à capital Montevidéu com frio e vento no final da manhã (webcam, Marcelo Sena, Valério Rivero e Alejandro Rognone), contudo em Treinta y Tres tempo o tempo segue fechado (foto de Balki Bartokomous)
Virada do tempo ao redor do meio-dia vista da Faculdade de Meteorologia em Pelotas (Ufpel) – Foto de Fabiano Rodrigues
O ar frio de origem polar já alcançou o Rio Grande do Sul. Em Santana do Livramento (foto de Rafael Mayer), a manhã foi de céu encoberto e ventosa. A temperatura que na cidade fronteiriça atingiu 20,6ºC às 9h04m, porém era de apenas 11,8ºC às 11h na estação do Instituto Nacional de Meteorologia. 



