A massa de ar frio de origem polar avança nesta tarde pelo Rio Grande do Sul e a temperatura já caiu fortemente em quase toda a Metade Sul gaúcha. Segue o padrão de tempo ventoso com rajadas nos locais já sob influência do ar polar. Canguçu tinha apenas 10ºC às 16h com rajadas. Na noite de hoje e, sobretudo, na madrugada desta quinta-feira o ar frio avançará pela Metade Norte gaúcha, também com acentuado declínio da temperatura. Rajadas de 60 a 80 km/h poderão ser registradas nos pontos mais altos da Metade Norte como na área de Soledade e na Serra Gaúcha e nos Aparados. Em Porto Alegre, o ar mais frio começou a chegar à cidade às 17h. O céu ficou escuro, anoitecendo mais cedo, e o vento se intensificou com rajadas. A temperatura que estava em 20ºC entrou em brusco declínio (fotos de Julio Sal, Tiago Tomasel e Luis Marks).
O amanhecer desta quinta-feira será frio na maior parte do Rio Grande do Sul, mas com maior intensidade no Sul e no Sudoeste do Estado, onde o tempo vai estar mais seco e aberto na madrugada, o que pode propiciar, geada, se o vento não prejudicar a formação em alguns pontos. Podem ser registradas mínimas ao redor de 0ºC junto à fronteira com o Uruguai. Já no vizinho país, as mínimas no interior uruguaio se situarão entre 4ºC negativos e 2ºC abaixo de zero nos locais mais gelados com geada até localmente forte. Mínimas abaixo de 10ºC devem ser generalizadas no território gaúcho no amanhecer da quinta. Interessante é que em Porto Alegre e em cidades da Serra, a temperatura no meio da manhã, às 9h, deverão estar mais baixas que na hora do amanhecer, às 7h. Isso por conta da contínua advecção de ar gelado e o ingresso da parte mais intensa da massa de ar frio entre a manhã e a tarde desta quinta-feira. Por isso, em Porto Alegre e na Serra as mínimas do dia nesta quinta ocorrerão à noite. A Capital pode ter 6ºC a 8ºC na Lomba do Pinheiro no começo da manhã, mas o mesmo local pode ter 5ºC a 7ºC no final do dia. Nos Aparados, a temperatura estará ao redor de 0ºC ou negativa no final da quinta.
Projeção de temperatura do modelo BRAMS do Cptec indica que o frio mais intenso na madrugada desta quinta será na Metade Sul, mas que o ar estará gelado em todo o Estado na madrugada da sexta com prováveis marcas negativas e geada
Chamamos a atenção que a quinta-feira inteira será fria no Rio Grande do Sul, mesmo à tarde, com a tarde mais fria do ano até agora no Estado. Máximas abaixo de 10ºC são esperadas em vários pontos dos Aparados. Em Porto Alegre apenas de 14ºC a 16ºC na maioria dos bairros. Na região de Bagé, entre 12ºC e 14ºC de máxima. Frio tão intenso no período da tarde será registrado com sol, apesar da presença de algumas nuvens. No fim da tarde de quinta, a temperatura despenca, antecedendo uma madrugada que será gélida no Rio Grande do Sul e com potencial de ser a mais fria dos ano até agora em diversas cidades, inclusive na Capital. Mínimas abaixo de zero poderão ocorrer na fronteira com o Uruguai, Serra, Aparados, Alto do Botucaraí e mesmo em baixadas do Planalto Médio, Noroeste e Alto Uruguai. Porto Alegre pode ter 3ºC a 5ºC nos pontos mais frios da cidade. Na área metropolitana, pode fazer entre 1ºC e 3ºC. Pode ser o primeiro dia de geada do ano em Porto Alegre e o quarto de 2013 na Grande Porto Alegre. As marcas à tarde sobem mais sexta com o enfraquecimento rápido do ar polar.