Anúncios

Áreas de instabilidade pré-frontais atuam sobre o Sul do Brasil e provocam chuva mais volumosa entre o Norte do Rio Grande do Sul, parte de Santa Catarina e do Paraná. Em São Luiz Gonzaga, apenas até 9h de hoje, choveu quase 60 mm. No Oeste catarinense, havia cidades com volumes de 70 mm a 80 mm até o meio-dia. Na imagem de satélite abaixo, observa-se muito bem definida uma frente fria no Uruguai. O tempo já abriu na província de Buenos Aires com sol, mas a temperatura é muito baixa. Ao meio-dia, mesmo com sol forte, fazia 8ºC no Aeroporto de Ezeiza e 9,0ºC no Observatório Central de Buenos Aires.



O ar frio de origem polar já atinge também quase todo o vizinho Uruguai. Ao meio-dia, de acordo com a Dirección Nacional de Meteorologia, os termômetros marcavam 8,8ºC em Colonia, 11ºC em Montevidéu e Rocha, 12,2ºC em Punta del Este, 10,4ºC em Durazno e Paysandu, 10,6ºC em Paso de los Toros, 9,4ºC em San José e 13,7ºC tanto em Treinta y Tres como em Rivera. 


Sol retornou à capital Montevidéu com frio e vento no final da manhã (webcam, Marcelo Sena, Valério Rivero e Alejandro Rognone), contudo em Treinta y Tres tempo o tempo segue fechado (foto de Balki Bartokomous)



Virada do tempo ao redor do meio-dia vista da Faculdade de Meteorologia em Pelotas (Ufpel) – Foto de Fabiano Rodrigues

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

O ar frio de origem polar já alcançou o Rio Grande do Sul. Em Santana do Livramento (foto de Rafael Mayer), a manhã foi de céu encoberto e ventosa. A temperatura que na cidade fronteiriça atingiu 20,6ºC às 9h04m, porém era de apenas 11,8ºC às 11h na estação do Instituto Nacional de Meteorologia. Forte resfriamento também na cidade do Chuí. Os termômetros indicavam 11,2ºC ao meio-dia. O ingresso do ar polar se dá acompanhado de rajadas de vento, o que vai se repetir no restante do Estado ainda hoje e na próxima madrugada. No Chuí, a estação do Inmet apontou rajadas de 70 km/h. Depois do meio-dia, o céu escureceu com nuvens carregadas em Pelotas. Houve chuva e vendaval provocado pela chegada do ar frio. A temperatura caiu bastante. Cidades que agora ao meio-dia têm temperatura perto ou acima de 20ºC do Centro e do Sul do Estado, como Porto Alegre, terão um acentuado declínio da temperatura da tarde para a noite de hoje, mas, sobretudo, na madrugada desta quinta-feira. Em Porto Alegre, a queda maior da temperatura será sentida no final do dia e nas primeiras horas da quinta, e deve ventar na Capital na chegada do ar polar. O avanço do ar frio para Norte ainda deverá intensificar a instabilidade na Metade Norte agora durante a segunda metade do dia com possibilidade de novas ocorrência de chuva localmente forte, inclusive aqui no Centro do Estado.

Anúncios