Anúncios

A massa de ar frio que avança pelo Cone Sul da América e chega ao Rio Grande do Sul neste meio de semana, antes de avançar para o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil com queda acentuada de temperatura, provocou nevadas nas últimas horas na Argentina e Chile.


Devido às condições meteorológicas, a Passagem Fronteiriça de Pino Hachado está fechada desde a madrugada desta terça-feira. O trânsito permaneceu interrompido durante todo o dia.

“Trânsito suspenso devido à acumulação de neve e baixas temperaturas”, informou o govero do Chile. À tarde, indicaram que o passo permaneceria fechado durante todo o dia.

O Passo de Pino Hachado é um dos mais importantes passos da Fronteira Argentina-Chile. O ponto mais elevado deste passo de montanha está a uma altitude de 1.884 metros. Localiza-se entre o departamento de Picunches, Província de Neuquén, Argentina, e a comuna Lonquimay, na Província de Malleco, Região da Araucanía, no Chile.

Mais ao Sul, o começo de semana é muito frio em Magallanes, no Chile. A cidade de Punta Arenas presenciou a primeira nevada do ano na segunda-feira. Desde cedo a baixa temperatura foi sentida na cidade chilena com 0,2°C durante a manhã.

Isso permitiu que diferentes setores da comuna fossem cobertos de neve, como as lajes da Avenida España ou Bulnes. Já para as saídas Norte e Sul de Punta Arenas observou-se que a neve durou mais tempo.  A presença de neve também foi registrada na comuna de Porvenir, Tierra del Fuego, caindo em maior quantidade.

A massa de ar frio não é suficientemente forte como as de inverno e qualquer ocorrência de precipitação invernal é mais remota e possível em cidades de muito alta altitude. As temperaturas no nível de 850 hPa, em 1.500 metros de altitude, um parâmetro para a previsão de neve, sequer cairão abaixo de zero, mas haverá circulação ciclônica em que o perfil seco da atmosfera considera precipitação invernal até a superfície.

Mesmo assim, em superfície se espera bastante frio. O vento acompanha o ingresso da parte mais forte da massa de ar frio nesta quarta, o que fará com que esta quarta tenha temperaturas muito menores durante a tarde. Será a tarde mais fria do ano até agora em muitas cidades gaúchas. A área de Porto Alegre deve ter a primeira máxima do ano abaixo de 20ºC.

No fim do dia, o frio será mais acentuado em todo o Rio Grande do Sul. Pode fazer 12ºC a 13ºC à noite em Porto Alegre. As madrugadas da quinta e da sexta serão as mais frias da semana, inclusive com chance de geada em diversos municípios. Pode fazer 0ºC ou menos em São José dos Ausentes e marcas negativas no Planalto Sul Catarinense.

Veja vídeo a seguir com a nossa meteorologista Estael Sias sobre a chegada da parte mais intensa da massa de ar frio a partir desta quarta-feira.

Anúncios