Uma área de baixa pressão atuava na manhã desta terça-feira a Leste da província de Buenos Aires e durante a tarde estava a Leste da foz do Rio da Prata. O sistema foi responsável por trazer um dia ventoso nas áreas de Montevidéu e da costa atlântica da província de Buenos Aires.

Em Puntal del Este, no Sul do Uruguai, a influência da circulação de umidade do sistema de baixa trouxe chuva e até trovoadas. A capital uruguaia Montevidéu, com muitas nuvens, igualmente anotou períodos de chuva.

Com vento, chuva e temperatura baixa, a sensação era de um dia de inverno. No Aeroporto de Carrasco, que serve a capital uruguaia, a temperatura na tarde de hoje era de 15ºC com rajadas perto de 50 km/h.

A influência da baixa pressão trouxe ainda a intensificação do vento nesta terça-feira em diversas cidades da fronteira com o Uruguai, da Campanha e do Sul gaúcho com a chegada de ar mais frio.

De acordo com dados de estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, até o fim da tarde as rajadas mais fortes foram de 53 km/h em Dom Pedrito e na Barra do Chuí, 51 km/h em Rio Grande, 50 km/h em Canguçu.

A maior vorticidade da atmosfera com o avanço de nuvens carregadas da circulação da área de baixa pressão com ar frio em altitude e águas do oceano mais quentes acabou por gerar ontem tromba d´água na costa de Necochea, no litoral da província de Buenos Aires.

Hoje, o fenômeno se repetiu. Com o centro de baixa pressão mais ao Norte e perto do Rio da Prata, trombas d´água foram observadas na costa do Uruguai, desta vez nas áreas tanto de Montevidéu como Punta del Este.

Nesta quarta, o centro de baixa pressão se desloca para Leste e se afasta do continente, mas a sua circulação traz aumento de nuvens e instabilidade para o Rio Grande do Sul, embora o sol apareça. Por isso, o dia pode ter períodos de maior nebulosidade e chuva em pontos de diversas regiões gaúchas em alguns momentos, especialmente no Centro, Sul e no Leste do estado.

Outra marca desta quarta-feira será o vento. O vento sopra moderado com algumas rajadas na maior parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina com velocidades, em média, de 40 km/h a 50 km/h, mas que em algumas localidades podem ficar entre 50 km/h e 70 km/h.

O vento acompanha o ingresso da parte mais forte da massa de ar frio, o que fará com que esta quarta tenha temperaturas muito menores durante a tarde. Será a tarde mais fria do ano até agora em muitas cidades gaúchas.

A previsão de temperatura para a tarde desta quarta é de 14ºC na Campanha, 17ºC em Santa Maria, 16ºC a 17ºC em Pelotas, 12ºC a 13ºC na Serra Gaúcha e 10ºC a 11ºC em pontos dos Campos de Cima da Serra. A área de Porto Alegre deve ter a primeira máxima do ano abaixo de 20ºC com prognóstico de 17ºC a 18ºC durante a tarde. No fim do dia, o frio será mais acentuado em todo o Rio Grande do Sul.