Anúncios

Chuva e raios que atingiram pontos do Litoral Norte (foto) no começo da semana devem se repetir na região | GABRIEL ZAPAROLLI

O Rio Grande do Sul tem uma quarta-feira de tempo firme com a presença do sol e nuvens em algumas regiões e céu claro em outras, como o Oeste, mas o cenário atmosférico vai mudar e a atmosfera se tornará instável amanhã e na sexta-feira com previsão de chuva em muitas áreas do Estado e alto risco de temporais localizados. A instabilidade também vai alcançar os estados de Santa Catarina e do Paraná com possibilidade de chuva isoladamente forte e de temporais em alguns pontos nos dois dias.

Projeção de chuva do modelo meteorológico alemão Icon para a sexta-feira | METSUL

A instabilidade acompanhará o ingresso de ar tropical quente e úmido no território gaúcho que vem com um rio atmosférico que se origina na Amazônia e vai atuar com frequência no Rio Grande do Sul neste final de fevereiro e, principalmente, durante a primeira semana de março.


Isso fará com que a chuva fique muito mais frequente, com altos acumulados de precipitação nos próximos 15 dias em grande número de municípios, e ainda favorecerá uma maior ocorrência de temporais localizados de chuva forte, raios, vento e granizo que ocorrem mais da tarde para a noite e, em alguns casos, podem ser fortes e com danos.

Aliás, um dos principais riscos amanhã e na sexta-feira no Rio Grande do Sul será a ocorrência de chuva muito intensa em curto intervalo em pontos localizados do estado gaúcho. Não há como se antecipar quais pontos exatos podem ter estes aguaceiros pelo caráter bastante isolado, mas a probabilidade de que ocorram episódios de chuva muito volumosa com alagamentos e inundações repentinos quinta e sexta é alta no estado gaúcho.


Observe no mapa abaixo com a projeção de chuva acumulada em 72 horas do modelo WRF da MetSul como a simulação computadorizada está indicando em diferentes pontos isolados do Centro para o Norte do Rio Grande do Sul volumes de 100 mm a 150 mm. Salientamos que a chuva excessiva não necessariamente vai ocorrer nos locais exatos em que o modelo projeta, mas a sinalização é evidente que haverá chuva com acumulados excessivamente altos em curto intervalo em algumas localidades com potencial de gerar transtornos à população.

Projeção de chuva acumulada em 72 horas entre 21h de terça e 21h de sexta do modelo WRF | METSUL

A mudança começa nesta quinta-feira, quando se espera chuva na maior parte das cidades gaúchas. A previsão do tempo para amanhã aponta que o sol aparece em todo ou praticamente todo o território gaúcho durante a manhã, mas até o meio-dia a atmosfera já se instabiliza com chuva em pontos do Oeste e do Sul gaúcho.

A instabilidade aumentará e ganhará força da tarde para a noite, deslocando-se pelo território gaúcho com chuva. Alerta-se para o alto risco de chuva localmente forte e de temporais isolados com raios, possibilidade de rajadas de vento e queda localizada de granizo. Algumas cidades podem ter altos volumes de precipitação em curto intervalo. Os dados agora disponíveis do modelo WRF indicam que a chuva poderia alcançar a área de Porto Alegre no começo da noite da quinta, mas há modelos apontando chuva na região da capital gaúcha somente na sexta.

Antes da chuva, entretanto, o dia será muito quente e abafado na maioria das cidades do Rio Grande do Sul com máximas previstas de até 33ºC em Porto Alegre e 35ºC na região dos vales. Com a chuva, que em algumas cidades mais a Nordeste do Estado só deve chegar à noite, se espera um alívio do calor. Por outro lado, a elevada umidade proporciona abafamento.

Na sexta-feira, o tempo não firma e se espera mais um dia com instabilidade no Rio Grande do Sul. Embora o sol apareça com nuvens em diversas cidades no decorrer do dia, a cobertura de nebulosidade torna a aumentar e a atmosfera mais uma vez deve se instabilizar com chuva em grande número de municípios, especialmente da tarde para a noite. Mais uma vez o risco será alto de chuva localizada forte a intensa com altos volumes em curto período e de temporais isolados com possibilidade de vento forte ou queda de granizo.

Anúncios