Anúncios

Imagem de satélite da tarde desta quinta-feira com o ciclone extratropical na costa espalhando ainda muitas nuvens no Sul do Brasil pela sua circulação de umidade | ZOOM EARTH

O ciclone extratropical que foi responsável por chuva excessiva, mas não trouxe vento forte para a maioria das áreas, podia ser visto nas imagens de satélite desta quinta-feira sobre o Oceano Atlântico ao Leste do Sul país. O sistema apresentava enfraquecimento e sua tendência é seguir se afastando do continente nesta sexta. A baixa pressão dá lugar a centro de alta pressão sobre a parte meridional do território brasileiro.

Modelo meteorológico alemão Icon projeta um centro de alta pressão de 1027 hPa na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina para a manhã desta sexta-feira | METSUL METEOROLOGIA

O tempo firme predomina no Sul do Brasil nesta sexta com o sol aparecendo nos três estados do Sul. No Rio Grande do Sul, o sol predomina sob influência do centro de alta pressão de 1027 hPa que vai estar sobre o Sul do Brasil. Embora a prevalência do sol ao longo do dia, nuvens esparsas devem ser esperadas na maioria das regiões.


Alta chance de nevoeiro ou neblina em diferentes pontos do Estado ao amanhecer. A sexta-feira vai começar com frio que será mais intenso em baixadas do Noroeste, do Norte e do Nordeste do Estado com as menores marcas na região dos Aparados, onde alguns pontos devem ter mínimas de 2ºC a 4ºC com geada fraca. Já a tarde será de temperatura muito agradável.

Porto Alegre deve ter entre 11ºC e 22ºC. Na Campanha, Bagé deve variar entre 7ºC e 21ºC. No Sul, Pelotas terá entre 10ºC e 22ºC. No Oeste, os termômetros em Uruguaiana devem oscilar de 11ºC a 23ºC. Em Alegrete, de 9ºC a 22ºC. No Centro do Estado, Santa Maria terá temperatura variando de uma mínima de 10ºC a uma máxima de 22ºC. No Vale do Rio Pardo, Santa Cruz do Sul terá entre 10ºC e 23ºC.


No Noroeste gaúchos, os termômetros em Santa Rosa tendem a marcar uma mínima de 7ºC e uma máxima de 25ºC. Cruz Alta deve variar de 9ºC a 23ºC. No Planalto e no Alto Uruguai, mínimas de 8ºC a 22ºC em Passo Fundo e Erechim. Na Serra, Caxias do Sul vai ter um dia muito agradável  que começa com frio de 8ºC enquanto a tarde amena será com 20ºC. No Litoral Norte, Capão da Canoa oscilará entre 13ºC e 22ºC.

O fim de semana no Rio Grande do Sul vai transcorrer com tempo aberto e muito sol, embora sejam previstas nuvens esparsas em diversas regiões. O que vai chamar a atenção será nevoeiro e neblina em diversos pontos, especialmente do Centro e do Leste do Estado, incluindo a área metropolitana, tanto no sábado quanto no domingo. As noites vão seguir frias e as tardes muito agradáveis do ponto de vista térmico com pouca mudança de temperatura em relação à sexta-feira.

Anúncios