Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta para uma segunda-feira de tempo severo no Rio Grande do Sul que trará chuva localmente forte a torrencial em diversos pontos, muitos raios, ocasional granizo e tempestades com prováveis vendavais que em alguns locais podem ser destrutivos. Intensas áreas de instabilidade estão eclodindo nesta madrugada no Norte da Argentina e começam a ingressar pelo Oeste gaúcho, na região de Uruguaiana. 


O modelo WRF organiza uma linha de tempestades que vai avançar pelo Rio Grande do Sul a partir do Oeste com chuva intensa de curta duração e vendavais. No decorrer da tarde, a instabilidade perde organização, porém segue intensa na Metade Norte.

Preocupa e muito o indicativo do modelo WRF de vento. O modelo sinaliza a ocorrência de vendavais ao longo da linha de instabilidade a partir do Oeste para o Centro do Estado, ganhando intensidade o vento à medida que a linha encontra ar mais quente em sua dianteira no final da manhã e durante a tarde. Projeta vento perto ou acima de 100 km/h em alguns pontos, alcançando os vales e a Grande Porto Alegre durante a tarde.

Sob este cenário não podem ser descartados vendavais fortes e isoladamente destrutivos com destelhamentos, queda de árvores e postes, e colapsos de estruturas. 


Muitas nuvens e chance de chuva a qualquer hora no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul nesta segunda, mas com períodos de melhoria. Nas demais regiões, o dia começa com chuva isolada em alguns pontos na madrugada, mas o sol vai aparecer com nuvens ao longo desta segunda. Esquenta e faz calor com muito abafamento. Da tarde pra noite, como destacado, chuva e temporais em grande parte do Estado. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios