Anúncios

Massa de ar quente  ainda irá predominar entre a madrugada e o turno da manhã em áreas da Metade Norte do Estado com temperatura que pode alcançar os 30°C ainda no turno da manhã. Por outro lado, nas cidades da fronteira Oeste e Sul os temporais irão avançar a partir da madrugada. Ao longo da tarde a instabilidade se espalha e ao encontrar o ar quente pode se intensificar com ALERTA para temporais que podem provocar pancadas de chuva forte a torrencial, com vendavais, raios e risco de queda de granizo.


Separamos alguns mapas de indicativo de chuva e vento para você assinante do Metsul Premium  ter uma ideia da evolução da instabilidade pelo território gaúcho ao longo desta segunda-feira dia 01° de janeiro:

No turno da MANHÃ a instabilidade (núcleos em amarelo e vermelho da imagem) atua entre o Centro, Oeste e Sul do Estado. No turno da TARDE, a instabilidade chega as Missões e trechos próximos a Grande Porto Alegre e a NOITE afeta mais o Noroeste e Oeste do RS. Há núcleos mais fortes nas imagens que indicam potencial de GRANIZO para amanhã.

Os mapas acima indicam as rajadas de vento máximo as 9h00, 10 e 12h no Sul do país. As 9h destaca se o risco de vendavais entre a Campanha e a fronteira Oeste com rajadas que podem passar de 80 km/h (manchas em lilás na imagem), as 10h as rajadas ainda podem ser fortes nessas áreas. Já ao redor de 12h as rajadas fortes avançam para a parte Central do Estado.

Durante a TARDE as rajadas de vento  junto com o temporais irão afetar cidades da Metade Norte do Estado incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre, Missões, Planalto e Serra.


Ressalta se que os mapas auxiliam na visualização do cenário previsto, contudo,  os volumes de precipitação e a intensidade das rajadas de vento  podem ser mais fortes do que o indicado, pois se trata de temporais e assim haverá má distribuição da precipitação, com pontos de volumes muito altos e outro não muito expressivos e em relação ao vento ainda é  mais complicado porque de forma pontual as rajadas podem ser muito intensas. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios