O Serviço Meteorológico Nacional (SMN), da Argentina, emitiu um alerta laranja por frio muito intenso para o Sul do país. A advertência é válida para a província patagônica de Santa Cruz. Um alerta laranja por temperatura extrema significa, conforme a convenção do SMN, “condições muito perigosas, especialmente para a população de risco”.
Hoje, a temperatura mínima em Calafate chegou a 12ºC abaixo de zero. Em Río Gallegos, mínima de 10,4ºC negativos. Calafate registrou -14ºC ontem, -15,5ºC na segunda-feira, -15ºC domingo e -14ºC no sábado, portanto são cinco dias em que as mínimas na localidade da província de Santa Cruz atingem marcas abaixo de 10ºC negativos. No mês, são nada menos que catorze dias em que as mínimas foram inferiores a -10ºC.
O frio mais intenso em estações oficiais na Argentina neste mês, entretanto, pertence à cidade de Maquinchao, na província de Río Negro, onde foram anotadas até agora as menores mínimas no país neste inverno. Maquinchao desceu a 18ºC abaixo de zero no dia 20 e -19,9ºC no dia 19 de julho.
O movimento do ar frio de origem polar tem estado predominantemente zonal no Cone Sul da América do Sul por semanas, ou seja, com as massas de ar frio se movimentando de Oeste para Leste no Sul do continente e sem progredir para o Norte de forma recorrente. Isso explica o julho até agora de temperatura muito acima da média no Centro-Sul do Brasil enquanto no Sul do continente, na Patagônia, tem feito muito frio e nevado em grande quantidade.
O mesmo motivo pra províncias do Norte e do Nordeste da Argentina estarem com temperatura muito acima da média neste mês de julho. No Centro do país, onde houve maior alternância de ar quente e frio, as anomalias positivas são menores, mas mesmo assim não foi um julho típico de muito frio.
As próximas noites serão frias na região de Buenos Aires, mas incursões de ar mais gelado na capital argentina são prognosticadas para agosto. A mesma massa de ar frio que atuará em Buenos Aires vai derrubar a temperatura entre esta quinta e a sexta no Sul do Brasil, devendo alcançar o estado de São Paulo.