A MetSul alerta para uma significativa mudança do tempo no Rio Grande do Sul hoje e amanhã. Uma potente massa de ar frio avança pela Patagônia até com registro de neve em pontos do Sul do Chile e Argentina.

Uma frente fria na dianteira traz tempestades de grande intensidade hoje no Centro do Argentina e Uruguai. No Rio Grande do Sul, o sol aparece nesta quarta, mas com a aproximação da frente o tempo se instabiliza até o fim do dia em grande parte do Estado com chuva. Como vai estar muito quente, com marcas até perto de 40ºC em alguns pontos, é alto o risco de temporais.

A boa notícia é a chuva que deve ter volumes de 30 mm a 50 mm na grande maioria das cidades gaúchas com marcas perto ou acima de 100 mm em algumas, indicando alguns modelos até 150 mm muito isoladamente para hoje e amanhã. Com isso, espera-se um alívio na estiagem.

Já a má notícia são os temporais. Alguns podem ser localmente fortes a severos com chuva torrencial e acumulados altíssimos em muito curto período, o que causa alagamentos e inundações, além de raios e possíveis vendavais isolados e ocasional granizo. Ontem, temporais já atingiram o Centro argentino e a cidade de Buenos Aires (foto).

O ar frio vai derrubar a temperatura amanhã e as madrugadas de sexta e sábado terão temperatura baixa para janeiro com sensação de frio.