Ilson Tesaaro Júnior

A chuva, como se previa ontem, atingiu ontem pontos do Noroeste do Estado. Em Santa Rosa, a precipitação somou mais de 30 mm em apenas uma hora. E vem mais chuva hoje, muito isoladamente, para o interior gaúcho. As pancadas à tarde atingirão mais a Metade Oeste do Rio Grande do Sul.

O melhor para o campo, entretanto, está reservado para amanhã e a quinta-feira. Uma frente fria avançará pelo território gaúcho e trará chuva generalizada. O mapa abaixo mostra a projeção de chuva para 72 horas, segundo o modelo de alta resolução WRF da MetSul.

Observam-se na imagem vários núcleos com chuva forte e risco de temporais. Como é normal, sobretudo nesta época do ano, os volumes devem variar muito de um local para outro, inclusive dentro de um mesmo município, mas a boa notícia é que a chuva vai atingir quase todos os todos municípios do Estado e com altos volumes em grande número de localidades. Não será surpresa alguma acumulados perto ou acima de 50 mm em muitas cidades e ainda marcas isoladas próximas ou superiores a 100 mm.

Se isso se concretizar, e a crença da MetSul Meteorologia é que as precipitações de amanhã e da quinta-feira serão “generosas” em muitos pontos do território gaúcho, o alívio será certo e expressivo em diversas localidades se considerado que no final da semana passada já choveu em quase todo o Rio Grande do Sul e forte em algumas regiões.