Palácio Piratini/Divulgação

A notícia esperada por muita gente é a vinda de mais chuva. Com quase 40 municípios em situação de emergência e o campo amargando perdas em razão da estiagem, chuva pode evitar prejuízo de centenas de milhões de reais para a agricultura gaúcha.

No final da semana passada, o Rio Grande do Sul teve um episódio de precipitação que trouxe um alívio para diversas localidades. Em algumas regiões, a chuva chegou a ser bastante volumosa na sexta-feira com acumulados perto ou acima de 100 mm em poucas horas. Já em muitas localidades, os acumulados foram baixos ou nulos. Como destacado aqui na coluna no sábado, uma estiagem não acaba em um dia e que seria importante que a chuva voltasse a ser mais regular e com maiores volumes.

A boa notícia para o campo é que a semana que começa reserva mais precipitação. Hoje, áreas do Oeste e Noroeste do Estado têm chance de chuva localizada da tarde para a noite. Chuva típica de verão. Já amanhã, a chuva alcança mais pontos e se concentra mais na Metade Oeste, novamente localizada.


Da tarde para a noite de quarta e ao longo da quinta-feira, por influência de uma frente fria, espera-se chuva em quase todo o Rio Grande do Sul e mais uma vez há possibilidade de elevados volumes em algumas localidades, trazendo alívio adicional pra prolongada estiagem.