Nathan Camilo

Esse fim de semana será marcado por extremos no Rio Grande do Sul. O protagonista deste sábado será o calor em jornada que promete ser uma das mais quentes deste ano no Estado. Na Grande Porto Alegre, as máximas devem ficar entre 36ºC e 38ºC, e não se descarta que algum ponto ou outro se aproxime de 40ºC. Nos vales, as máximas vão ficar ao redor de 40ºC com marcas isoladamente até superiores. Quase todo o território gaúcho terá máximas ao redor ou acima de 35ºC. Até pontos da Serra podem registrar máximas de 34ºC ou 35ºC. E a noite deste sábado e a madrugada do domingo seguirão muito quentes devido ao quadro pré-frontal. Pela frente fria que será a protagonista no domingo.

A frente avançará pelo Estado, mudando o tempo com chuva e temporais. É grande a nossa preocupação com o risco de tempestades severas localizadas. Como vai estar muito quente antes da chegada da frente, acentua-se o risco de tempo severo. Na virada do tempo pode ocorrer chuva torrencial de curta duração, mas o que preocupa é a possibilidade de vento forte a intenso. Vendavais localizados são prováveis por conta da chegada do sistema frontal e a MetSul alerta que, isoladamente, podem ser muito fortes a intensos com potencial de danos. Na área de Porto Alegre, o tempo vira entre o final da manhã e o começo da tarde.

O sol predomina hoje no Rio Grande do Sul, mas nuvens aparecem no decorrer do dia. A massa de ar muito quente se intensifica, o que levará à jornada tórrida com máximas extremamente elevadas no território gaúcho. Já faz calor durante a manhã e a tarde será escaldante com máximas perto ou acima de 40ºC nos locais mais quentes do Estado. Apesar do conjunto de modelos numéricos não indicar instabilidade para quase nenhum ponto do Rio Grande do Sul, alerta-se que o excessivo calor pode induzir chuva ou temporais extremamente isolados na Metade Norte, mais perto de Santa Catarina.

O tempo muda no domingo no Rio Grande do Sul. Frente fria traz muitas nuvens e chuva ainda cedo para o Oeste e o Sul. No decorrer do dia, a chuva avança pras demais regiões do Estado. Por isso, parte do território gaúcho, principalmente a Metade Norte, ainda terá sol, nuvens, vento Norte e calor antes da chegada da frente. Alerta-se que a frente fria pode provocar chuva localmente forte e que há risco de temporais que podem chegar com vendavais em diferentes pontos do Estado.