Leticia Nogara

Várias regiões do Rio Grande do Sul enfrentaram ontem máximas acima dos 35ºC. Fez 38,3ºC em Teutônia, no Vale do Taquari. O sol aparece com nuvens nesta quinta-feira e nos próximos dias, mas entre hoje e o domingo o Estado terá condições favoráveis ao registro de temporais.

E por que temporais preocupam neste período?

O motivo é a temperatura. Hoje e nos próximos dias o calor será muito intenso com máximas perto ou ao redor de 40ºC. Quanto mais quente, maior é a energia na atmosfera a ser liberada na forma de tempestades. Quando ocorrem temporais sob calor muito intenso é maior o risco de que sejam fortes ou severos com chuva torrencial de altos volumes em curto período, vendavais ou granizo com potencial de transtornos e danos.

São ocorrências essencialmente localizadas, na ausência de frente fria avançando pelo território gaúcho, e um município pode ter uma tempestade muito forte e a cidade vizinha nada registrar. Nem mesmo chuva. É possível até que apenas parte de uma cidade registre temporal.

E, como são eventos muito isolados, não há como antecipar exatamente onde devem ocorrer, o que somente é possível com o que se denomina tecnicamente de “nowcasting” ou prognóstico de muito curto prazo, regra em se tratando de tempo severo no mundo todo.