Anúncios

MIGUEL J. RODRIGUEZ CARRILLO E BRYAN R. SMITH/AFP/METSUL METEOROLOGIA

O custo para reparar os danos causados pelo furacão Milton ao estádio Tropicana Field, em Tampa, no estado norte-americano da Flórida, pode chegar a 55 milhões de dólares (cerca de 300 milhões de reais), de acordo com um relatório obtido por uma emissora de televisão local.

Grandes seções da cobertura de fibra de vidro do estádio da equipe do Tampa Bay Rays foram destruídas quando os ventos de 193 km/h do furacão atingiram o local. Ninguém ficou ferido no estádio durante o furacão, mas o local estava preparado para servir como ponto de apoio para trabalhadores de serviços públicos.

Acredita-se que a maior parte dos danos não seja estrutural, mas tudo, desde o campo até os equipamentos de vídeo, foi exposto a chuvas intensas e ventos fortes, e que vai demandar substituição.

A CoreLogic, uma provedora de serviços de informações baseada na Califórnia, estimou que os danos em todo o estado da Flórida podem ultrapassar 30 bilhões de dólares devido ao furacão que chegou a ser de categoria 5.

Pelo menos 32 mortes foram atribuídas ao furacão, desde a Costa do Golfo da Flórida (Oeste da península) até a costa Leste do estado, que também experimentou uma grande onda de tornados.

O presidente Joe Biden aprovou uma declaração de grande desastre para dezenas de condados atingidos, permitindo que governos locais solicitem reembolsos federais após a tempestade.

O Conselho Municipal de St. Petersburg já votou para gastar mais de 6 milhões de dólares na proteção do Tropicana Field contra tempestades, para prevenir mais danos em futuros eventos. Ainda não está claro se a cidade está disposta a gastar milhões em um estádio que está programado para ser demolido em apenas alguns anos.

“Será que isso é um bom uso dos recursos públicos, considerando o tempo que ainda vamos aproveitar dele?” disse Richie Floyd, um conselheiro da cidade de St. Pete, durante uma entrevista com a FOX 13.

O estádio foi inaugurado em 1990 e serve como casa para o Tampa Bay Rays desde 1998. A equipe da Major League Baseball planejava usar o estádio apenas até 2027, quando um novo estádio poderia ser construído. Segundo a FOX 13, se os reparos começarem imediatamente, eles poderiam ser concluídos em 18 meses, antes do início da temporada de beisebol de 2026.

Estádios no condado de Hillsborough e na área metropolitana de Orlando foram discutidos como possíveis locais temporários alternativos, mas, no final, a decisão provavelmente envolverá a MLB e outras partes interessadas.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.