Anúncios
Foto de fim de tarde com sol e calor

Temperatura vai disparar com intenso calor no Rio Grande do Sul | DENIS GOERL

A MetSul Meteorologia adverte para um episódio de calor forte a intenso nos próximos dias com temperaturas máximas muito acima das médias climatológicas históricas do mês de novembro com máximas até 10ºC acima das normais desta época do ano.

O episódio de calor afetará principalmente o estado do Rio Grande do Sul, mas devem ser esperadas marcas muito altas nos termômetros também em Santa Catarina e parte do Paraná durante os próximos dias.

Grande parte do Sul do Brasil está neste momento sob influência de uma massa de ar seco que acompanhou a chegada de ar frio no começo da semana, e que foi responsável por mínima de 0,3ºC negativo ontem no Planalto Sul Catarinense e de 2ºC hoje em Santa Catarina e nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul.

A influência do ar frio cessa e agora começa a dar lugar ao ingresso de ar mais quente a partir da região Nordeste da Argentina, o que favorece a elevação bastante acentuada da temperatura durante o dia com a manutenção do tempo aberto.

Tanto que nesta tarde de quinta-feira já se observa um aquecimento muito maior que nos dias anteriores. Os termômetros na tarde desta quinta já acusam marcas de 31ºC a 33ºC na Fronteira Oeste, no Noroeste gaúcho e nos vales.

A tendência, entretanto, é a temperatura subir muito mais durante esta sexta-feira e ao longo do fim de semana com marcas nos termômetros em níveis dos dias mais quentes do verão em várias cidades do Rio Grande do Sul.

Auge do calor ocorre no fim de semana

A temperatura deve entrar em uma escala maior a partir desta sexta-feira no Rio Grande do Sul. A tarde de amanhã deve ter máxima de 32ºC em Porto Alegre e de 34ºC na área metropolitana. No Noroeste gaúcho, algumas cidades podem anotar marcas tão altas quanto 34ºC a 35ºC.

O calor aumenta no sábado. Grande parte das cidades gaúchas devem ter entre 31ºC e 33ºC com marcas acima de 30ºC até em algumas localidades da Serra. Porto Alegre pode chegar a 34ºC ou 35ºC enquanto na área metropolitana haverá pontos com 36ºC a 37ºC. No Noroeste, no Centro dos estado, nos vales e no Oeste alguns municípios podem atingir 36ºC a 37ºC.

O domingo marcará o auge do calor no Rio Grande do Sul. Grande número de locais do estado deve ter uma tarde com os termômetros indicando valores perto ou acima de 35ºC. Na capital gaúcha, máxima de 36ºC a 37ºC. Na área metropolitana, possibilidade de registros de 38ºC ou mais em alguns municípios. Nos vales, Centro gaúcho, Oeste e Noroeste diferentes pontos podem anotar de 37ºC a 39ºC. Até na Serra fará muito calor com marcas generalizadas acima de 30ºC e máximas de até 34ºC em algumas cidades.

Os mapas abaixo mostram as anomalias de temperatura (desvio da média) para o turno da tarde nesta sexta, no sábado, no domingo e ainda na segunda-feira com base na saída das 12Z do modelo alemão Icon.

METSUL

METSUL

METSUL

Como se observa, o dia mais quente do episódio de calor será mesmo o domingo com grandes desvios em relação à média histórica. Na segunda-feira, a primeira metade do dia é ainda muito quente no Rio Grande do Sul, mas da tarde para a noite cede com chuva em vários pontos. O calor aumenta muito na segunda em Santa Catarina e em parte do Paraná.

Já é época de dias de temperatura muito alta

Embora a semana tenha tido temperatura até abaixo de zero e geada, calor é normal nesta época do ano e quase todos os anos há dias de forte a intenso calor em novembro no Sul do Brasil. Assim, as tardes muito quentes previstas para os próximos dias estão dentro do que pode se esperar em novembro.

Novembro é o último mês da primavera meteorológica, o trimestre que vai de setembro a novembro, assim já guarda características do verão com aumento da frequência de tardes quentes e alguns dias de intenso calor no Sul do Brasil.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.