Anúncios

Dias têm sido de tempo aberto com noites frias e tardes agradáveis em Livramento (foto), mas tem chuva chegando no sábado para a fronteira | Anderson Alves

A semana se aproxima do fim no Rio Grande do Sul e, depois de vários dias com madrugadas de temperatura baixa e de tempo firme na maioria das regiões, a temperatura começa a subir e se prevê o retorno da chuva para todo o território gaúcho. Veja em cinco pontos o que você precisa saber de mais importante sobre as condições do tempo hoje e nos próximos dias no estado gaúcho hoje.

Chuva isolada hoje

Esta quinta-feira vai ter o predomínio do sol na maior parte do Rio Grande do Sul, entretanto não se espera tempo firme em todas as regiões. Os modelos numéricos indicam possibilidade de precipitação no Leste gaúcho. Entre a tarde e a noite, nuvens Cumulus (com aspecto de bolas de algodão) ganham desenvolvimento vertical e ocorre chuva localizada nos vales, Serra, Grande Porto Alegre, área de entorno da Lagoa dos Patos e no Litoral Norte. Alguns pontos terão chuva forte isolada e passageira, não se descartando até granizo localizado com trovoadas.


Chuva generalizada no fim de semana

O sábado deve amanhecer com sol em quase todo o Rio Grande do Sul, mas o tempo mudará no decorrer do dia. Áreas de instabilidade devem avançar de Oeste para Leste no decorrer do dia, trazendo chuva para todas as regiões. De manhã, a instabilidade vai se concentrar mais na Metade Oeste. Da tarde para a noite, a chuva tende a ser generalizada. Instabilidade alcançará ainda Santa Catarina e o Paraná. No domingo, o dia começava com chuva em pontos do Leste e do Nordeste gaúcho, mas depois o tempo melhora com sol.

Calor amanhã à tarde

Os dias têm sido incrivelmente agradáveis para o mês de outubro e apenas dois foram de calor generalizado no Rio Grande do Sul desde o começo da primavera, o que ocorreu na quinta e na sexta da semana passada. Amanhã, não será o terceiro dia de calor amplo no estado, mas vai fazer calor à tarde em algumas regiões. Cidades do Oeste e do Noroeste devem ter uma tarde de sexta com máximas ao redor dos 30ºC.


Breve incursão fria

O começo da semana que vem deve voltar a ter mínimas mais baixas para esta época do ano no Rio Grande do Sul. Será uma breve incursão de ar um pouco mais frio que deve impactar mais a Metade Leste gaúcha. Na segunda e na terça, a Grande Porto Alegre, por exemplo, pode ter mínimas ao redor dos 10ºC. Já a partir de quarta as mínimas tendem a se elevar.

Calor no fim do mês

Os dados analisados pela MetSul Meteorologia indicam que algumas tardes nos últimos dias deste mês podem ser de temperatura elevada no Rio Grande do Sul, mas sem calor muito intenso. Modelos numéricos sinalizam a possibilidade de máximas ao redor de 30ºC em algumas tardes no decorrer da próxima semana em Porto Alegre. No Noroeste gaúcho, as tardes da semana que vem serão quentes com máximas entre 31ºC e 33ºC em vários dias na região de Santa Rosa.

Anúncios