Anúncios

Previsão do tempo para Porto Alegre é de sol e nuvens hoje e na manhã do sábado com o retorno da chuva amanhã da tarde para a noite | Fernando Oliveira

A semana no Rio Grande do Sul vai terminar com chuva em todas as regiões, entretanto o tempo firme e temperatura em elevação. A massa de ar frio perdeu força e gradualmente ar mais quente começa a ingressar, favorecendo máximas mais altas hoje.

Os gaúchos terão uma sexta-feira de tempo muito aberto e ensolarado com escassa cobertura de nebulosidade em muitas áreas. Nuvens esparsas aparecem em parte do Estado, sobretudo no Nordeste gaúcho.


A escassa nebulosidade e o ar seco favorecem uma queda maior da temperatura durante a noite e o dia amanhece frio para esta época do ano. As mínimas ficam abaixo dos 10ºC mais uma vez na Serra e nos Aparados assim como na fronteira com o Uruguai.

No decorrer desta sexta, a temperatura se eleva rapidamente e a tarde será mais quente, com máximas ao redor ou acima de 30ºC no Oeste e no Noroeste, em cidades como Uruguaiana, Santa Rosa, São Borja, Itaqui e Santo Ângelo.

O vento se intensifica entre a tarde e a noite, soprando do quadrante Leste com rajadas no Leste gaúcho. O motivo é o contraste térmico entre ar mais frio na costa gaúcha e ar quente no Oeste do Rio Grande do Sul com queda da pressão atmosférica no Nordeste da Argentina e no Paraguai.

Em Porto Alegre, esta sexta-feira é de sol com nuvens médias esparsas. O dia começa um pouco frio para esta época do ano com mínima ao redor de 13ºC.

Já a tarde deve ser bastante agradável com máxima em torno de 26ºC a 27ºC, mas com marcas superiores em cidades da região metropolitana.

Previsão do tempo para amanhã

Uma frente fria associada a um centro de baixa pressão muda o tempo no Rio Grande do Sul neste sábado. O tempo se instabiliza com chuva ainda entre a madrugada e o início da manhã em áreas do Oeste próximas da Argentina enquanto a maioria das cidades gaúchas ainda terá uma manhã de sol e nuvens.

A chuva toma conta de grande parte da Metade Oeste gaúcha no decorrer do período da manhã. Da tarde para a noite, com o deslocamento da frente fria, as precipitações alcançarão todo o Rio Grande do Sul. Por isso, em cidades mais a Leste do Estado como da Serra e do Litoral Norte, a chuva chega na segunda metade do dia.

Há risco de chuva localmente forte a intensa, não se descartando queda isolada de granizou ou mesmo temporais localizados de vento, na passagem da frente fria.

O risco é maior em cidades do Noroeste e do Norte do estado gaúcho, que devem ter os mais altos volumes de chuva, ao passo que na maioria das demais regiões o risco será baixo de tempo severo.


Em Porto Alegre, a madrugada será de tempo firme e a manhã de sol e nuvens, logo o período mais propício à atividade ao ar livre será antes do meio-dia.

A nebulosidade aumenta muito na sequência e a chuva deve chegar no decorrer da tarde com possibilidade de trovoadas. Tempo na capital gaúcha deve seguir instável à noite.

Anúncios