O clima desproporcional de 2022 tem resultado em consequências catastróficas pelo mundo. No Brasil, seca, calor intenso e altos volumes de chuva afetam diretamente a economia e a vida no país. Efeitos desse tipo, provocados pelo tempo, também são sentidos em outros pontos do planeta por diferentes eventos climáticos. Na França, é a força dos ventos tem lavado a população ao pânico.

Nesta sexta-feira, 4, o ciclone Batsirai trouxe chuvas fortes e intensas para La Réunion. Os ventos extremos com rajadas de 200 km/h passaram pela região. O mar agitado gerado pelo ciclone também fez com que um petroleiro virasse na costa sul de La Réunion, resultando em um derramamento de óleo. Apesar das condições meteorológicas altamente adversas, as equipes do serviço de bombeiros e resgate do departamento conseguiram recuperar todos os onze membros da tripulação do navio-tanque.

“A operação perigosa, muito técnica e inédita de resgate de 11 marinheiros do navio ‘TrestaStar’ aconteceu com sucesso entre 2 horas e 4 horas da manhã”, anunciou a prefeitura de Reunião.

A prefeitura informou que o “TrestaStar” só transportava mercadorias e que continua menos de 8 m³ de gasóleo de propulsão (leve e volátil). A “maioria” desde combustível “deveria se dispersar sem provocar um risco importante para o meio ambiente”, assegurou.

Copérnico

Esta imagem, capturada nesta sexta-feira, 4, por um dos satélites Sentinel-3. O registro mostra o ciclone Batsirai pouco depois de passar pelo departamento ultramarino francês da ilha no oceano Índico, na costa leste da África.

Moradores ficam feridos por causa do ciclone

O ciclone Batsirai varreu o sudoeste do oceano Índico com “ondulações de 10 a 12 metros de altura”, segundo o serviço meteorológico francês.

A ilha da Reunião, onde chuvas torrenciais e ventos intensos provocaram pelo menos 12 feridos. Na região, foi declarada alerta vermelho e a população foi confinada.

“A maior preocupação de Batsirai é chuva perto de 500 mm que devem afetar áreas povoadas. A área de chuva forte de Batsari pode acabar logo ao Sul da cidade mais populosa do país, a capital Antananarivo. Mas, a terceira maior cidade do país, Antsirabe (população de 250 mil pessoas) provavelmente terá chuva acima de 250 mm”, enfatiza Masters. O Sul, assolado pela seca, deve escapar da chuva volumosa. A seca de vários anos deixa 1,6 milhão de pessoas em altos níveis de insegurança alimentar e desnutrição.