Imagens de satélite mostram o antes e depois da chuva extraordinária que atingiu a província de Valência na terça-feira com acumulados de precipitação em apenas um dia que superaram a média anual inteira da região.
A Agência Espacial Europeia (ESA) publicou hoje imagens comparativas de antes e depois da região de Valência a partir do satélite Landsat-8 do USGS, do Serviço Geológicos dos Estados Unidos, que relevam a escala do desastre.
De acordo com o balanço mais atualizado das autoridades espanholas, o número de mortos pela chuva subiu para 104. O saldo deve aumentar, uma vez que ainda existem pessoas desaparecidas e a chuva segue extrema em áreas da Espanha.
Em Chiva, Oeste de Valência, o acumulado de chuva foi absurdamente alto. Caíram 491,2 mm em apenas oito horas, ou seja, um ano de chuva em apenas um terço do dia. Em apenas quatro horas, a precipitação somou 343 mm.
O que causou tanta chuva? A chuva extraordinária que atingiu Valência foi efeito de um complexo cenário meteorológico envolvendo um bloqueio atmosférico. A causa maior foi o que se chama em Espanhol de DANA, o que aqui no Brasil denominados de um centro de baixa pressão em médios e altos níveis da atmosfera ou baixa segregada ou fria.
Havia uma bolha de calor no Norte da África no momento do evento extremo de chuva, contribuindo para a instabilidade extrema com a formação de nuvens carregadas sobre o Mediterrâneo que avançaram para o Sul da Espanha.
O desastre de agora supera o de maior número de vítimas na Espanha na história recente, de agosto de 1996, quando torrentes de água, lama e pedras, provocadas por chuvas torrenciais destruíram o camping “Las Nieves”, na localidade de Biescas (província de Huesca), e deixaram 86 mortos.
No continente europeu, este é o episódio com mais vítimas fatais desde julho de 2021, quando as inundações na Alemanha e na Bélgica provocaram mais de 200 mortes e danos avaliados em bilhões de euros.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.