Ventos fortes e chuvas torrenciais atingiam Taiwan no começo desta quinta-feira com a chegada do supertufão Kong-rey, forçando milhares de pessoas a fugirem de uma das tempestades mais poderosas a ameaçar a ilha em anos. A tempestade ingressa em Taiwan pela costa Leste, montanhosa e pouco populosa, onde muitas pessoas já haviam sido evacuadas.

JTWC
Kong-rey registrava rajadas de vento de quase 260 km/h, de acordo com o Centro Conjunto de Alerta de Tufões dos Estados Unidos. A tempestade estava mais forte do que o Tufão Gaemi, o mais forte a atingir Taiwan em oito anos, que chegou em julho.
A estatística histórica mostra que o tufão mais tardio de categoria 2 ou superior em Taiwan tocou terra no país em 6 de outubro. Foi a tempestade Krosa em 2007. Este tufão agora chega com categoria 4 e em 31 de outubro.
“Com a aproximação do tufão, devemos estar atentos aos ventos fortes perto do centro”, disse Chu Mei-lin, do serviço meteorológico estatal Administração Central de Meteorologia, durante uma coletiva. “O impacto em toda a Taiwan será bastante severo”.
O trabalho e as escolas foram suspensos em toda a ilha na quinta-feira, enquanto as pessoas se preparavam para a tempestade. As ruas de Taipei estavam amplamente desertas, enquanto rajadas de chuva e vento castigavam a capital.
Pelo menos 27 pessoas ficaram feridas com o tempo extremo, com árvores derrubadas e quatro deslizamentos de terra registrados, informou a Agência Nacional de Bombeiros na quinta-feira, sem fornecer detalhes.
Kong-rey avançava a 28 km/h enquanto se movia em direção aos condados de Hualien e Taitung, com ondas de até 10 metros de altura na costa. A tempestade perde força após atingir a terra e cruzar a ilha antes de sair pelo Estreito de Taiwan à noite, disse Chu.
Com um raio de 320 quilômetros, Kong-rey estava previsto para ser o tufão mais extenso a atingir a terra em quase 30 anos, segundo a Administração Central de Meteorologia. Mais de 1000 mm de chuva poderia cair nas áreas mais atingidas ao longo da costa Leste até esta sexta-feira, provocando alertas de deslizamentos de terra.

SERVIÇO METEOROLOGICO DE TAIWAN
As autoridades começaram as evacuações na quarta-feira em oito condados e cidades, incluindo Yilan, Hualien e Taitung, segundo a Agência Nacional de Bombeiros. Mais de 6.200 pessoas já haviam sido evacuadas de suas casas até a noite.
As imagens de satélite do tufão impressionavam pouco antes de tocar terra. A imagem de infravermelho indicava que as tempestades convectivas ao redor do olho estavam muito altas, com o topo das nuvens atingindo temperaturas abaixo de -85 °C. Isso é um sinal de que a convecção explosiva permanecia ativa e que o tufão continuava a se intensificar rapidamente à medida que se aproximava de Taiwan.
A estrutura da tempestade era uma das mais impressionantes nesta época do ano naquela parte do mundo. A configuração do olho, em especial, chamava a atenção nas imagens de satélite do Pacífico Oeste.

COPERNICUS
Cientistas alertam que as mudanças climáticas estão intensificando as tempestades, levando a chuvas mais pesadas, enchentes repentinas e rajadas de vento mais fortes. Kong-rey será o terceiro tufão a atingir Taiwan desde julho.
Gaemi matou pelo menos 10 pessoas, feriu centenas e causou inundações generalizadas no porto do Sul de Kaohsiung. Em outubro, o tufão Krathon também causou destruição, matando pelo menos quatro pessoas e ferindo centenas, com deslizamentos de terra, enchentes e rajadas recordes de vento.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.