Anúncios

Nuvem carregada com chuva forte localizada em Estrela, Vale do Taquari, na tarde de hoje. Ocorrências de chuva forte a intensa isolada com temporais vão seguir nesta quarta e na quinta no Sul do Brasil. | EDUARDO SCHMIT

Temporais, alguns localmente fortes a severos com danos por vendavais, atingiram os três estados do Sul do Brasil nesta terça-feira em mais um dia de forte instabilidade com tempo severo e prejuízos. Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná registraram no decorrer do dia episódios localizados de tempo severo com vento forte a intenso.

Uma massa de ar quente e úmido de origem tropical cobre o Sul do Brasil desde o começo da semana e favorece a formação de nuvens carregadas, de maior desenvolvimento vertical, capazes de gerar chuva forte a intensa e vendavais localizados. Por isso, a sequência de dias com temporais e que vai prosseguir.


Tempestade com chuva forte e vento provocou estragos em alguns pontos da cidade de Passo Fundo na tarde hoje. De acordo com a Rádio Planalto, o vendaval provocou queda de árvores e outros transtornos na cidade do Norte do Rio Grande do Sul.

Em Santa Catarina, temporais afetaram cidades do Oeste catarinense. No trecho entre a BR−282 e Nova Itaberaba, houve quedas de árvores na estrada. Conforme a Defesa Civil, em Chapecó, algumas árvores e galhos caíram no Centro e cerca de dez residências tiveram danos pelo vento.


Houve estragos ainda em São Carlos. Em Balneário de Pratas, o ginásio municipal e uma creche foram destelhados devido à força do vento. Em Capinzal, a chuva intensa causou transtornos pelos alagamentos. Em Jaraguá do Sul, o temporal causou falta de luz para mais de 16 mil consumidores. Houve queda de postes de alta tensão na SC-110. O vento deixou casas destelhadas em Rio Negrinho.

Temporais afetam também o Paraná. Granizo e chuva forte atingiram Curitiba e a Região Metropolitana na tarde desta terça com estragos. Entre os bairros atingidos na capital, estão o Centro Cívico, Água Verde, Batel, Ahu, Cajuru, Jardim das Américas, Parolin, Abranches, São Lourenço, Cabral, Centro, Portão, Santa Quitéria, entre outros.

O temporal que atingiu Curitiba deixou 47 mil unidades consumidoras sem energia. De acordo com a Copel, os municípios mais afetados pela chuva são Curitiba, com 47 mil unidades consumidoras desligadas, São José dos Pinhais, com 9,6 mil desligados, Laranjeiras do Sul (8 mil), Foz do Iguaçu (6,5 mil), Clevelândia (6,2 mil) e Itaipulândia, com 5,8 mil domicílios sem energia.

Os temporais vão seguir. O sol chega a aparecer com nuvens em diferentes pontos dos estados do Sul nesta quarta, contudo com momentos de maior nebulosidade e céu nublado a encoberto no decorrer do dia na maioria das localidades.

Chove nos três estados do Sul, mas de forma irregular com nada de precipitação em alguns pontos e muita chuva em outros. Alerta-se para chuva intensa em parte do Rio Grande do Sul com alto risco de precipitações volumosas a excessivas na Metade Oeste do estado.

O dia será novamente quente e abafado, o que pode levar a temporais à tarde em pontos muito localizados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em vários pontos de Santa Catarina e do Paraná, o calor será intenso, o que agrava o risco de tempestades severas localizadas com vendavais, especialmente da tarde para a noite nesta quarta.

Chuva excessiva. A MetSul Meteorologia reforça o alerta para chuva localmente forte a intensa no Rio Grande do Sul nesta quarta e na quinta. Modelos indicam na soma dos dois dias acumulados excessivos de 100 mm a 200 mm com marcas isoladas de 200 mm a 300 mm do Centro para o Oeste, em particular na área ao redor de Uruguaiana e de Alegrete.

Na quinta, frente fria vai avançar pelo Rio Grande do Sul e, ao encontrar o ar quente, gerará chuva forte e temporais em mais cidades. Há vários modelos numéricos de previsão do tempo indicando chuva forte a intensa em Porto Alegre e na região metropolitana na quinta.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios