Anúncios

Nuvem de temporal no começo da noite de hoje em Caxias do Sul | DENIS GOEL

Temporais atingiram o Rio Grande do Sul na tarde muito quente deste domingo, risco que era antecipado pela MetSul Meteorologia em alertas. As tempestades de vento foram responsáveis por queda de postes e árvores, destelhamentos e falta de energia elétrica.

O Noroeste gaúcho foi a região mais afetada pelos temporais da tarde deste domingo com vendavais em diversos municípios. Em Santa Rosa, há pontos do município sem luz pelo vento muito forte durante o temporal que trouxe pouca ou nenhuma chuva para a cidade do Noroeste.


Em Três de Maio, o temporal veio apenas com vento muito forte e sem registro de chuva na maioria dos pontos. Parte do bairro Oriental ficou sem luz com o rompimento de um cabo de energia pela força do vento. O Corpo de Bombeiros local isolou a área próxima.

O vento derrubou árvores e galhos na BR-285 perto do aeroporto de Ijuí. Populares trabalharam para desobstruir a via. Em Santo Cristo, o vendaval causou igualmente quedas de árvores. No município de Cândido Godói, as intensas rajadas de vento durante o temporal causaram estragos.


Na Serra Gaúcha, temporal causou quedas de árvores no município de Picada Café. Houve registro de queda de árvores também em Canela. Em Gramado, a chuva forte causou alguns pontos de alagamentos ou acúmulo de água, como na Avenida das Hortênsias.

Estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram rajadas na tarde de hoje de 116 km/h em Encruzilhada do Sul, 80 km/h em Bento Gonçalves, 74 km/h em Cruz Alta e São José dos Ausentes, 72 km/h em Santo Augusto e 71 km/h em Canela.

Os temporais ocorreram em uma tarde de muito calor no Rio Grande do Sul. Estações oficiais e particulares indicaram máximas de 38,5ºC em Horizontina; 38,3ºC em Teutônia, 37,8ºC em Rio Pardo, 37,5ºC em Taquara, 37,3ºC em Venâncio Aires e 36,9ºC em Campo Bom. Porto Alegre atingiu os 36ºC.

Semana será de temporais

A MetSul Meteorologia alerta que a semana que começa será em grande parte marcada por instabilidade no Rio Grande do Sul, o que levará a diversos episódios de chuva localmente forte e ainda favorecerá um grande número de temporais no território gaúcho.

Temporais serão frequentes com transtornos e danos em diferentes cidades, uma vez que são esperados episódios de chuva localmente forte a intensa com muito altos volumes em curto período e ainda tempestades isoladas com risco de vendaval e queda de granizo.

Serão vários dias seguidos de risco no Rio Grande do Sul. Até quinta-feira se espera que o tempo esteja instável e sujeito à chuva forte localizada e temporais isolados, embora neste período ocorram momentos de melhoria em que o sol aparece com calor e abafamento. Na quinta, a chegada de frente fria, que vai encontrar o ar quente e úmido, deve favorecer o aumento da instabilidade.

Uma massa de ar quente e úmido de origem tropical cobrirá o Sul do Brasil ao longo da semana, o que favorecerá a instabilidade frequente. Em vários dias, a chuva já ocorre de manhã em diferentes cidades, mas a instabilidade tende a ser maior da tarde para a noite à medida que a atmosfera aquece. Como as precipitações vão se formar pelo ar quente e úmido, não serão bem distribuídas.

Haverá locais do Rio Grande do Sul que vai chover muito nesta semana e outros com baixos volumes de precipitação. Modelos numéricos indicam nesta primeira metade da semana acumulados muito altos em pontos do Centro para o Oeste gaúcho, inclusive com volumes em algumas áreas acima de 200 mm.

Previsão do tempo para esta segunda-feira

O sol chega a aparecer com nuvens no Rio Grande do Sul em diferentes cidades durante esta segunda-feira, mas o ar tropical quente e úmido traz instabilidade. Chove na maior parte do estado no decorrer do dia, embora de forma irregular. Algumas áreas já terão chuva entre a madrugada e de manhã enquanto em outras apenas da tarde para a noite. Alerta-se para o risco de chuva localmente forte a intensa. Há risco ainda de temporais isolados com vento forte e queda de granizo. Será um dia quente e abafado com forte calor no Noroeste e no Norte do estado.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios