Anúncios

Temporal forte de verão cobriu de granizo o gramado do centro de formação e treinamento do Juventude na tarde desta quarta-feira | GABRIEL TADIOTTO/EC JUVENTUDE

Esta quarta-feira foi mais um dia de temporais muito isolados de chuva forte e vento no Rio Grande do Sul, assim como havia alertado a MetSul Meteorologia. São ocorrências típicas desta época do ano e que tendem a se repetir nos próximos dias no estado, à medida que ar quente e úmido de origem tropical segue atuando no Sul do Brasil.

Ventos úmidos sopraram do mar para o continente hoje no Sul do Brasil. A umidade vinda do oceano, com a atmosfera aquecida sobre o continente, trouxe chuva localizada novamente na Metade Leste gaúcha.


Na Serra Gaúcha, uma célula de instabilidade mais forte e isolada causou um temporal em Caxias do Sul. A cidade serrana registrou chuva intensa e que veio acompanhada de granizo, o que causou alagamentos, como na BR-116 e no bairro Fátima.

No centro de formação e treinamento do Juventude, o treino da pré-temporada teve que ser atrasado porque as pedras de gelo cobriram o gramado durante o forte temporal de granizo. O vento ainda derrubou árvores na cidade da Serra. Um dos pontos com queda de árvores foi a Rota do Sol.


Foi um temporal localizado e passageiro típico de verão, resultado de ar quente e úmido, assim como já tinha ocorrido na véspera em Porto Alegre, Alvorada e no Sul de Canoas. A| maioria das cidades da Serra Gaúcha não registrou temporal nesta tarde.

Em Santa Maria, no Centro do estado, a base aérea do bairro Camobi reportou vento de 81 km/h às 18h com a presença de uma forte área de instabilidade próxima. No começo do dia, a fronteira havia tido instabilidade com muitos raios em Livramento e queda de granizo no departamento uruguaio de Rivera.

Raios na última noite em Livramento | FABIAN RIBEIRO LEAL

Estes temporais isolados e passageiros de chuva forte a torrencial, que se dão principalmente da tarde para a noite, e não raro chegam com granizo e vento, vão se repetir muitas vezes neste janeiro e tendem a aumentar na semana que vem no Rio Grande do Sul sob forte a intenso calor.

O sol aparece com nuvens em quase todo o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, porém haverá áreas com maior nebulosidade, como o Litoral Norte. Ventos úmidos que sopram do mar para o continente favorecem novamente instabilidade.

A chuva afeta outra vez mais pontos da Metade Leste, de forma localizada. Já chove em alguns locais de manhã, mas a instabilidade aumenta, no geral, à tarde. Há risco de chuva forte isolada, como em pontos do Nordeste gaúcho, especialmente no Litoral Norte. Na Metade Oeste, o tempo seco predomina.

Será outro dia de temperatura agradável com máximas à tarde inferiores aos 30ºC na grande maioria das cidades do estado. Porto Alegre deve ter entre 28ºC e 29ºC. No Noroeste e parte da Fronteira Oeste, a temperatura deve superar os 30ºC durante a tarde.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios