Anúncios

Ondas gigantes quebram perto da praia em Ventura, na Califórnia. O perigoso mar grosso gerado por tempestades no Pacífico está afetando grande parte da costa da Califórnia, com inundações e erosão costeiras. | MARIO TAMA/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/ AFP/METSUL METEOROLOGIA

Ondas gigantes atingiram a costa da Califórnia de Sul a Norte nas últimas horas, causando grandes transtornos, fechando praias e derrubando algumas pessoas que assistiam ao incomum espetáculo à beira-mar. Ondas com mais de dez metros de altura ou 30 pés quebraram nas praias por todo o litoral do estado da costa Oeste dos Estados Unidos.

O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) emitiu repetidos alertas sobre a gravidade da situação, como um do escritório da Baía de São Francisco do NWS que textualmente advertiu em letras maiúsculas que “o oceano não é o seu amigo hoje!”.


Avisos de ondas muito altas na costa permanecem em vigor até sexta-feira, informou o Serviço Meteorológico, e ondas superiores a 40 pés (12 metro) são possíveis ao longo do litoral da Califórnia.

A agitação costeira foi causada por uma série de tempestades com ventos de força de furacão se formando sobre o Oceano Pacífico, impulsionando grandes ondulações (swell) em direção ao estado.


“Evite rochas, quebra-mares, píeres e outras infraestruturas à beira-mar”, acrescentou o Serviço Meteorológico. “Nunca vire as costas para o oceano!”. Mas nem todos levaram os avisos a sério e algumas se feriram em razão da maré de tempestades com forte ressaca e ondas monstruosas.

Um vídeo amplamente compartilhado nas redes sociais mostrou crianças sendo atingidas por uma grande onda que as jogou no chão enquanto observavam o avanço na West Cliff Drive em Santa Cruz, cerca de cem quilômetros ao Sul da cidade de San Francisco.

Mais ao Sul, em Ventura, uma cidade litorânea ao Sul de Santa Bárbara, as ondas gigantes invadiram ruas residenciais e inundaram algumas casas ao longo da quinta-feira. A água levou areia e detritos, bloqueando os drenos pluviais.

Em um caso, uma onda foi poderosa o suficiente para se chocar sobre um muro de praia, derrubar adultos e arrastar um caminhão. Oito pessoas foram hospitalizadas com ferimentos leves. Dez pessoas foram resgatadas da água em todo o condado, disseram os bombeiros.

Em Stinson Beach, uma cidade litorânea perto da ponte Golden Gate, o Departamento de Bombeiros local ordenou a evacuação de várias pequenas estradas perto da praia devido ao alto risco de danos causados por ondas e inundações costeiras.

Residentes e visitantes foram orientados pelas autoridades locais a deixar suas casas imediatamente e um centro comunitário foi convertido em ponto de evacuação para os moradores.

Autoridades no Condado de Santa Cruz alertaram os residentes para se prepararem para evacuar a praia de Seacliff, não muito longe de onde ondas enormes arrancaram uma casa de suas fundações em janeiro. O condado é um dos mais afetados pela maré de tempestade.

Se o mar revolto trouxe problemas, fez a alegria dos surfistas de ondas grandes que estavam em Mavericks, o famoso ponto de surfe ao largo da costa de Half Moon Bay, uma cidade ao Sul de São Francisco e cujo pico de surfe virou um dos mais clássicos filmes sobre o esporte. Uma câmera local de surfe mediu ondas como “XXL”, observando

De San Diego a Los Angeles e além de São Francisco, o Serviço Nacional de Meteorologia segue com avisos de inundações costeiras e de mar grosso com ondas de até dez metros ou mais no decorrer desta sexta-feira, o que vai trazer mais danos na costa.

Equipes de manutenção no condado de Santa Cruz tiveram que remover detritos da Pacific Coast Highway depois que ondas gigantes atingiram a costa. Ordens de evacuação foram emitidas para várias comunidades costeiras do Norte e Centro da Califórnia. Os residentes com quem os repórteres locais falaram ficaram chocados ao ver ondas tão grandes. Muitos foram às praias para tirar fotos e vídeos.

As equipes de resgate do condado de Ventura foram mobilizadas para o atendimento de ocorrências como resgates e ferimentos, já que as ondas quebraram janelas e portas de vidro de casas e arrastaram observadores de píeres e praias.

As ondas gigantes marcam o fim de um ano caracterizado por uma série de fenômenos extraordinários com tempestades de chuva torrencial, nevascas sem precedentes nas montanhas, uma rara tempestade tropical e o reaparecimento de um lago antigo após anos de seca severa.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios