Anúncios

Frente fria avança pelo Sul do Brasil entre esta sexta e o sábado com instabilidade que trará chuva e raios para os três estados da região | CARLOS KIST

Frente fria muda o tempo no Sul do Brasil no final desta semana. Chuva e temporais isolados retornam ao Sul do Brasil depois de uma breve sequência de dias de tempo firme proporcionada por uma massa de ar frio associada a um centro de alta pressão após a formação de um ciclone na costa na segunda-feira.

O tempo já vai começar a mudar nesta quinta-feira até o fim do dia em parte do Rio Grande do Sul, entretanto a mudança maior ocorrerá ao longo da sexta-feira nos três estados do Sul com o avanço de uma frente fria pela região, prevê a MetSul Meteorologia.


O sol predomina neste momento no Sul do Brasil, mas nas próximas horas as nuvens vão aumentar a partir do Oeste e do Sul gaúcho. Áreas de instabilidade devem se formar com chuva e risco de temporais isolados no Oeste e pode chover até o final do dia em locais isolados do Sul gaúcho e talvez mesmo do Centro do estado.

No decorrer da sexta, a instabilidade aumenta muito no Rio Grande do Sul. O avanço de uma frente fria trará aumento significativo de nuvens e chuva ampla, embora com enorme variabilidade de volumes. Podem ocorrer alguns temporais isolados com risco de granizo e vento forte. Alguns destes temporais podem ser localmente muito fortes a severos com danos.


No decorrer da sexta, a chuva atinge grande parte do estado gaúcho. Já chove entre a madrugada e de manhã em muitas áreas do Rio Grande do Sul. A instabilidade, então, vai avançar com chuva em diversos pontos de Santa Catarina.

Ao se deslocar para Norte, o sistema frontal deve provocar pancadas de chuva com alguns temporais isolados no Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, especialmente durante o sábado. Podem ocorrer episódios isolados de chuva forte a intensa com alagamentos.

No Sul do Brasil, os volumes de chuva na passagem desta frente fria não devem ser altos na grande maioria das localidades. Tanto o modelo WRF inicializado pelo modelo norte-americano como o inicializado pelo modelo europeu indicam os maiores acumulados no Oeste gaúcho, onde localmente poderiam ser registrados volumes elevados.

Esta frente fria precede uma massa de ar frio que vai trazer temperatura baixa para esta época do ano no fim de semana da virada. O ar mais frio vai afastar a instabilidade e proporcionar o retorno do sol já no sábado em grande parte do Rio Grande do Sul.

Por isso, o calor de hoje não segue. A temperatura declina com a chuva nesta sexta e o fim de semana terá madrugadas muitos frias para uma virada do ano, inclusive com marcas de um dígito nas áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Mesmo a possibilidade de voltar a gear no Planalto Sul Catarinense não é afastada.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios