Anúncios

Uma nuvem “furada” apareceu ontem no céu do estado norte-americano do Missouri. A imagem, registrada por telespectadores da emissora de televisão local KY3 News foi compartilhada pelo escritório da cidade de Springfield do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (National Weather Service).

Mas que nuvem foi essa? Então, ela é chamada em inglês de “Hole Punch Cloud”, ou numa tradução livre nuvem furada ou perfurada. Nuvens perfuradas são formadas quando uma parte da camada de nuvens congela em cristais de gelo e cai, criando um buraco na camada de nuvens.

Esse processo é desencadeado pela presença de gotículas de água super-resfriadas na nuvem. Água super-resfriada é água que permanece no estado líquido, mesmo estando abaixo do ponto de congelamento.

Quando uma aeronave atravessa a camada de nuvens, a perturbação causada por sua passagem pode levar ao congelamento de algumas gotículas de água super-resfriada. Essas gotículas congeladas, então, caem da nuvem, deixando para trás um buraco. As gotículas ao redor começam a evaporar, criando uma lacuna circular ou elíptica na camada de nuvens.

As nuvens perfuradas geralmente têm uma forma circular ou oval bem definida. Elas podem ser bastante grandes e frequentemente são visíveis do solo. Sempre que se formam acabam chamando atenção e as imagens vão parar nas redes sociais dedicadas à Meteorologia.

Estas nuvens furadas do tipo “hole puch clouds” são frequentemente associadas a certas condições meteorológicas, incluindo nuvens de médio a alto nível, como Altocumulus ou Cirrocumulus. A presença de gotículas de água super-resfriada e as temperaturas adequadas são cruciais para a formação das nuvens.

Embora pouco comuns, elas não são raras e já foram documentadas diversas vezes nos Estados Unidos, onde o clima é mais frio e o tráfego aéreo o mais movimentado do mundo. Mesmo assim elas podem ser observadas em várias partes do mundo, se presentes as condições atmosféricas propícias.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios