Anúncios

Moradores faziam de tudo para se proteger do frio extremo acompanhado de vento e baixíssima sensação térmica na cidade de Fuyang, província de Anhui, no Leste da China, nesta quinta-feira | CFOTO/NURPHOTO/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Mais recordes de baixas temperaturas foram registrados na China nesta quinta-feira por conta de uma poderosa e persistente onda de frio que marca o fim de um ano que foi caracterizado por condições climáticas no gigante asiático. O frio brutal ocorre após um verão de calor recorde e inundações devastadoras em todo o Norte do país.

O escritório meteorológico nacional disse em uma postagem nas redes sociais que mais de 20 estações registraram mínimas históricas para dezembro nas primeiras horas de quinta-feira. Entre os recordes, a mínima de Hohhot, capital da região Norte da Mongólia Interior, onde uma leitura de -29,1ºC quebrou um recorde de quase 70 anos.


As autoridades emitiram um alerta para baixas temperaturas numa vasta área do Norte, Leste e Sudeste da China.  Os especialistas em clima alertam que o aquecimento global causado pelas emissões de gases estufa torna mais prováveis o registro de condições meteorológicas extremas.

De acordo com a Meteorologia oficial da China, a temperatura desceu a -33,2°C na estação da cidade de Datong, no Norte do país. Na província de Gansu, no Noroeste, onde um terremoto na segunda-feira matou mais de 130 pessoas, os sobreviventes passaram várias noites geladas ao ar livre em tendas improvisadas.


Houve rara precipitação de neve até na província de Guangdong, no Sul, enquanto cidades mais ao Norte do país sofrem com baixas temperaturas perto de níveis recordes. Nevou no topo de uma montanha de Guangzhou, onde normalmente não faz muito frio no inverno. A neve caiu ainda em Xangai e causou transtornos em Pequim.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios