Anúncios

Previsão do tempo para o feriadão de Natal no Rio Grande do Sul indica instabilidade frequente e dias abafados pela elevada umidade. Não há previsão de calor excessivo. | CESAR LOPES/PMPA

O tempo no feriadão de Natal no Rio Grande do Sul estará longe do ideal para o período de festas de fim de ano, quando muitas famílias programam atividades e confraternizações ao ar livre. O Natal do El Niño de 2023, fenômeno que tanta chuva trouxe para o estado desde a metade do ano, será justamente marcado pela instabilidade no território gaúcho.

A previsão do tempo da MetSul Meteorologia indica altíssima probabilidade de chuva no Rio Grande do Sul na sexta, no fim de semana e na segunda-feira. A abrangência da chuva no estado vai variar conforme o dia, com precipitação em mais ou menos municípios, de acordo com o dia. O começo da semana deve ter precipitações mais abrangentes e com maior risco de volumes altos isolados.


Uma vez que é chuva associada a ar tropical quente e úmido se espera que haja enorme variabilidade de volumes, afinal vai ser precipitação típica de verão em que a chuva é muito irregular na distribuição. Pontos isolados podem ter chuva intensa com alagamentos e em outros próximos pouco ou nada chover.

Embora em alguns pontos já ocorra instabilidade de manhã, as pancadas vão ocorrer mais da tarde para a noite à medida que o aquecimento diurno forma nuvens mais carregadas, capazes também de gerar temporais muito localizados.


Mas não chove o tempo todo, Apesar da tendência de chover todos os dias do feriadão, ocorrem momentos de sol e nuvens ou de predomínio de nuvens. Dado o caráter isolado das precipitações, algumas cidades podem passar certos dias do feriadão sem registro de precipitação.

A MetSul Meteorologia pontua que para a segunda-feira, dia de Natal, há dados de modelos numéricos indicando a atuação de um centro de baixa pressão no Rio Grande do Sul que poderia trazer chuva mais ampla, temporais isolados e precipitação intensa em pontos do estado no decorrer do dia. Os acumulados de chuva em algumas cidades podem ser elevados diante da forte instabilidade indicada.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios