Anúncios

A MetSul Meteorologia adverte que um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) agora avançando pelo Centro da Argentina vai mexer com o tempo no Sul do Brasil nesta semana, favorecendo chuva e trazendo risco de temporais isolados de verão.

O Rio Grande do Sul teve um fim de semana de sol e fez até frio durante as madrugadas em algumas cidades com 5ºC sábado e 7ºC hoje em São José dos Ausentes, mas com o calor típico da estação à tarde. Em Santa Catarina, chegou a gear.

A temperatura vai estar em elevação nesta segunda e o sol mais uma vez predomina no Estado, mas os primeiros efeitos de vórtice ciclônico no Centro da Argentina começarão a ser sentidos com pancadas isoladas de chuva à tarde principalmente sobre a Metade Oeste gaúcha. 

Este vórtice vai permanecer sobre a Argentina, com seu avanço de Oeste para Leste, mas a nebulosidade que se estende para Norte ao interagir com o ar tropical quente favorecerá chuva mais ampla no Rio Grande do Sul entre terça e quarta-feira. Da tarde para a noite de terça, após uma manhã e um começo de tarde com sol, pancadas de chuva devem atingir a maioria das regiões. Na quarta, a chuva deve se intercalar com sol em diversos pontos do Estado. 

A precipitação nos dois dias deve ser muito irregular com pouco ou nada de chuva em diferentes municípios, mas a interação da instabilidade associada ao vórtice com ar quente favorecerá nuvens carregadas que isoladamente vão provocar pancadas de chuva forte a torrencial com potencial de altos acumulados em curto período, gerando risco de alagamentos. Há ainda o risco de temporais isolados de vento forte e granizo pela influência deste sistema.

O mapa acima mostra a projeção de chuva do modelo WRF, disponível ao assinante da MetSul, com os acumulados previstos até 9h da manhã de quarta-feira. Observa-se como a chuva será mal distribuída e os volumes um tanto variáveis com pontos isolados em que as precipitações devem ser mais volumosas.

A Instabilidade deve ser maior sobre Santa Catarina e o Paraná. Enfatizamos que modelos têm dificuldade em projetar chuva convectiva no verão e que áreas assinaladas no mapa como sem chuva prevista podem vir a ter isoladamente.

Anúncios