Anúncios

Nuvens carregadas cobriam Livramento, na fronteira com o Uruguai, no fim da tarde desta segunda-feira. Um prenúncio da forte instabilidade que atingirá o Estado entre a terça e a quarta-feira. | Fabian Ribeiro.

A MetSul Meteorologia alerta para muita instabilidade no Rio Grande do Sul entre esta terça e a quarta-feira com possibilidade de chuva localmente excessiva. Uma área de menor pressão atmosférica, que se denominada de cavado em Meteorologia, e centro de baixa pressão sobre o Norte da Argentina e o Paraguai vão deixar a atmosfera bastante instável com formação de nuvens de chuva e isoladamente de temporais nesta terça e na quarta-feira no Rio Grande do Sul e nos demais estados do Sul do Brasil. 

O maior risco nos dois dias, conforme análise da MetSul, a despeito da possibilidade de tempestades isoladas de vento forte e granizo, é a ocorrência de chuva forte a intensa. A atmosfera vai estar propícia a episódios de chuva muito volumosa em curto período isoladamente. São possíveis acumulados de até 50 mm a 100 mm em menos de uma hora em pontos localizados. 

Preocupa o indicativo pelo modelo WRF de que em setores muito isolados, especialmente da Metade Sul gaúcha, possam ser registrados volumes excepcionalmente altos da ordem de 100 mm a 200 mm ou isoladamente superiores, o que pode acarretar alagamentos e inundações repentinas. 

Observe nos mapas com as projeções do WRF que tanto na saída da madrugada como da tarde de hoje o modelo indicou volumes excepcionalmente altos em pontos muito isolados do Sul gaúcho. Os mapas abaixo estão disponíveis ao assinante da MetSul.

Chuva projetada para 72h pelo modelo WRF na rodada da 0Z de hoje

Chuva projetada para 72h pelo modelo WRF na rodada das 12Z de hoje

No geral, entretanto, a chuva deve ser muito irregular na sua distribuição e os volumes não deve ser elevados na soma dos dois dias. Reitera-se que os acumulados expressivos devem se dar de forma mais isolada. 

Na quinta-feira, parte do Rio Grande do Sul ainda deve ter períodos de chuva. Apesar da instabilidade entre hoje e quinta-feira, ocorrem momentos de melhoria com a presença do sol e sensação de abafamento.

Anúncios