Uma área de baixa pressão se aprofundou sobre o Rio Grande do Sul durante esta sexta-feira e trouxe instabilidade em diversas regiões do estado. Como é comum em dias em que há circulação ciclônica, como foi o caso da sexta, houve alternância de sol, nuvens e chuva em muitas áreas. A baixa pressão, no caso um ciclone de fraca intensidade, estava com pressão central entre 1.001 e 1.003 hPa sobre o território gaúcho.

NOAA

A chuva, exatamente como era previsto, foi muito irregular e mal distribuída no estado com uma variabilidade enorme de volumes de um ponto para outro. Houve locais em que sequer choveu e alguns tiveram mais de 50 mm acumulados, ou quase a metade da média histórica de chuva de outubro em apenas um dia.

Os maiores volumes de chuva se deram justamente na região para a qual os modelos computadorizados de previsão indicavam os mais altos volumes, o Sul gaúcho. Vários pontos do Sul do Rio Grande do Sul tiveram durante esta sexta-feira acumulados de precipitação próximos ou acima dos 50 mm.

As estações meteorológicas oficiais registraram até o fim da tarde 54 mm em Bagé e Dom Pedrito, 52 mm em Rio Grande e 43 mm em Capão do Leão. Por sua vez, os pluviômetros do Centro Nacional de Prevenção de Desastres apontaram 52 mm em Pedro Osório e 40 mm em São Lourenço do Sul.

Nas demais regiões gaúchas, o sol aparece com nuvens e elevou a temperatura acentuadamente. No Vale do Sinos, a máxima chegou a 28,4ºC. A temperatura passou de 28ºC também em Porto Alegre. No Vale do Taquari, os termômetros indicaram 29,1ºC em Teutônia. Feliz, no Vale do Caí, bateu em 29,6ºC.

Com a pressão atmosférica baixa, a atmosfera aquecida e umidade, o que em superfície era abafamento na atmosfera virou nuvens carregadas que trouxeram pancadas de chuva isoladas e em alguns pontos fortes. Em alguns pontos do Vale do Caí, a chuva forte somou 40 mm.

Porto Alegre às 16h após horas de sol e nuvens com abafamento | GRAZIELA BURIN

Novo Hamburgo às 17h com nuvens muito carregadas | RUDIMAR SERVES

Com a chuva, a temperatura declinou acentuadamente na Grande Porto Alegre. Na capital, a temperatura que era de 28,1ºC perto das 16h caiu para 18,9ºC às 18h. Já em Campo Bom, no Vale do Sinos, os termômetros indicavam 28,8ºC perto das 16h e às 18h fazia 19,1ºC.

No Uruguai, em Soriano, a maior vorticidade da atmosfera como consequência do centro de baixa pressão trouxe a formação de uma nuvem funil. Este tipo de formação, que não é tornado, é comum em dias de circulação ciclônica como hoje.

O sol aparece com nuvens em todo o Rio Grande do Sul neste sábado. No começo do dia, ainda por conta da circulação de baixa pressão, pontos do Nordeste gaúcho devem ter muitas nuvens com chuva e garoa em diferentes pontos, mas ao longo do dia o tempo vai abrir. Já na Campanha e no Sul gaúcho, áreas de instabilidade avançam do Uruguai com chuva da tarde para a noite.

Ar mais ameno ingressa no território gaúcho neste sábado e o dia será agradável na maior parte dos municípios, sem repetir o abafamento registrado ontem. A temperatura se eleva mais no Oeste e no Noroeste e faz calor em Santa Rosa. Em Porto Alegre, a temperatura deve variar entre 15ºC e 24ºC.