
Fortes rajadas de vento na tarde desta sexta-feira fizeram com que a enorme bandeira do Brasil colocada no Palácio do Planalto rasgasse e fosse retirada | MARIANA COSTA/METROPOLES
Rajadas de vento que acompanham a mudança do tempo pelo deslocamento de uma frente fria pelo Centro-Oeste do Brasil atingiram a capital federal na tarde de hoje. Com o vento forte em Brasília, a bandeira nacional gigante instalada no Palácio do Planalto na noite do último dia 14 durou apenas sete dias. No começo da tarde desta sexta-feira ela acabou rasgada pelo vento.
A peça havia sido colocada por seguranças do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) por volta das 19h da sexta-feira passada, ao lado da rampa que dá acesso ao prédio. Após ter sido destruída, funcionários do Planalto a retiraram. Uma bandeira aproximadamente da mesma dimensão foi estendida também no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da república.
A frente fria que se desloca pelo Centro-Oeste do Brasil, associada a um centro de baixa pressão ciclônico no Rio Grande do Sul, trouxe chuva forte e temporais no Mato Grosso do Sul. Vários municípios sul-mato-grossenses registraram danos em consequência das tempestades severas entre ontem e hoje. Houve queda de árvores, postes, destelhamentos e colapso de estruturas.
O vento em Brasília antecede chuva na cidade e no restante do Distrito Federal. Já chove em alguns pontos entre a tarde e a noite desta sexta-feira, mas a instabilidade maior na região vai se instalar a partir deste fim de semana com chuva em maior número de localidades e que será forte em alguns pontos.
A cidade de Brasília tem chance de chuva tanto no sábado como no domingo com os maiores acumulados previstos para o domingo, quando aumenta o risco de pancadas fortes ou mesmo torrenciais em alguns pontos do Distrito Federal. Na segunda, Brasília terá mais um dia com abundante nebulosidade e períodos de chuva. O tempo não deve firmar na terça.
Com a abundante umidade e a atmosfera aquecida, o Brasil Central pode ter temporais isolados associados à convecção. Por isso, entre a tarde e a noite de hoje e durante os próximos dias vão ser comuns áreas de instabilidade forte se formarem da tarde para a noite na região com chuva localmente forte e tempestades isoladas.