Grande Porto Alegre terá um fim de semana com predomínio de sol e nuvens em que as madrugadas serão bastante amenas e as tardes de temperatura agradável | DANIEL FLECK

O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul neste sábado. No começo do dia, ainda por conta da circulação de baixa pressão, haverá ainda maior presença de nuvens em parte do estado e pontos do Nordeste gaúcho devem ter muitas nuvens com chuva e garoa em diferentes pontos, mas ao longo do dia o tempo vai abrir.

Já na Campanha e no Sul gaúcho, áreas de instabilidade avançam do Uruguai com chuva da tarde para a noite. Estas áreas de instabilidade provocam chuva localmente forte e até temporais em pontos isolados do Uruguai na manhã deste sábado, a ponto de a Meteorologia uruguaia ter emitido um alerta laranja de tempestades, mas tendem e enfraquecer ao se deslocarem para a Campanha e o Sul gaúcho.

Ar mais ameno ingressa no território gaúcho neste sábado e o dia será agradável na maior parte dos municípios, sem repetir o abafamento registrado ontem pela advecção de ar quente com a baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul. A temperatura se eleva mais no Oeste e no Noroeste. As máximas na Grande Porto Alegre devem ficar em torno dos 25ºC. Na Fronteira Oeste, os termômetros podem indicar de 26ºC a 28ºC. No Noroeste, algumas cidades terão máximas de 27ºC a 28ºC.

No domingo, o sol aparece em todo o Rio Grande do Sul e algumas áreas do estado, especialmente mais a Oeste, devem ter períodos de céu claro. No Sul, chuva pode cair em pontos isolados em parte do dia. No Leste gaúcho, instabilidade isoladíssima e passageira à medida que as nuvens de chuva do Sul avançam mais perto da costa.

Chance de neblina e nevoeiro em alguns pontos ao amanhecer. O dia começa com pouco frio para esta época do ano, mas aquece rapidamente durante a manhã e a tarde terá marcas agradáveis com maior aquecimento na Metade Oeste. Pontos da Grande Porto Alegre devem amanhecer com 12ºC a 13ºC, mas à tarde as máximas ficam em tornos dos 25ºC na região metropolitana neste domingo.